Produção industrial cresce 18,1% no 1º trimestre

Em março a expansão foi de 19,7% na comparação com março de 2009

Ilustração. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção industrial brasileira avançou 18,1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2009. Em março houve alta de 2,8%, na comparação com fevereiro. Frente a março de 2009, houve crescimento de 19,7%, quarto avanço consecutivo de dois dígitos nessa comparação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com o quarto trimestre do ano passado, a produção cresceu 3%.

No trimestre passado o avanço refletiu o desempenho positivo de 24 das 27 atividades e todas as categorias de uso, com destaque para o setor de veículos automotores (38%), em particular a fabricação de automóveis e caminhões. Houve ganho também nos segmentos de máquinas e equipamentos (42,1%), metalurgia básica (35,2%), outros produtos químicos (25,6%), produtos de metal (43,0%) e indústrias extrativas (19,1%).

Entre os segmentos que tiveram queda, por sua vez, o destaque foi para o de outros equipamentos de transporte (-11,3%).

Em março, na comparação com fevereiro, houve crescimento em 19 dos 27 setores industriais, com destaque para veículos automotores (10,6%), que superaram a perda de 5,6% acumulada nos últimos quatro meses. Além disso houve expansão nos segmentos de alimentos (5%), máquinas e equipamentos (5,2%), bebidas (7,6%) e celulose e papel (6,4%).

Sobre março de 2009, a produção da indústria cresceu em 25 das 27 atividades pesquisadas - refletindo, no entanto, a base baixa de comparação, devido dos efeitos da crise econômica internacional no ano passado.

Pré-crise

Os indicadores da atividade da indústria vem se recuperando e os níveis atuais já alcançam patamares de antes da crise mundial. No último dia 7, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) informou que em fevereiro os índices de faturamento, horas trabalhadas, emprego e salários na indústria cresceram, na comparação com janeiro.

Também em fevereiro o faturamento real das indústrias cresceu 3,3%; em relação a fevereiro de 2009 a alta foi de 11,3%; os índices de horas trabalhadas e de emprego cresceram 1%em fevereiro (dessazonalizado).

Confiança

Apesar do ritmo positivo da indústria, a confiança dos empresários do setor para os próximos meses teve sua primeira queda em abril, após 14 avanços consecutivos. O ICI (Índice de Confiança da Indústria) da FGV (Fundação Getulio Vargas) recuou 1%, para 115,3 pontos, contra 116,5 de março.

O dado, registrado mensalmente pela FGV, mede a qualidade do ambiente de negócios no setor. Os indicadores de confiança são importantes balizas para avaliar o otimismo - ou o pessimismo - dos consumidores e das empresas com relação aos gastos e aos investimentos.

O IE (Índice de Expectativas) recuou 4,5%, de 115,7 para 110,5 pontos, refletindo um otimismo menor em relação aos próximos meses em todas as categorias - exceto materiais de construção.

As perspectivas para os próximos meses pioraram em todos os componentes do IE, principalmente o da tendência para a produção no trimestre seguinte - que ficou no menor nível desde junho de 2009. Das 1.194 empresas consultadas, 38,4% preveem aumento da produção entre abril e junho e 13,2%, redução. No mês passado esses indicadores eram de 45,1% e 7,9%, respectivamente.

Apesar da diminuição no indicador geral, este ainda se mantém em níveis comparáveis ao do período pré-crise global: em junho de 2008 o ICI estava em 115,4 pontos. A crise teve início em setembro daquele ano, com a quebra do banco americano Lehman Brothers.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES