Produção industrial cresce pelo nono mês consecutivo

Setor, no entanto, ainda não recuperou perdas sofridas no final de 2008

Produção industrial | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção da indústria nacional registrou em setembro seu nono mês consecutivo de alta, mostrou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com agosto, a alta foi de 0,8%. Foi o segundo mês consecutivo, no entanto, em que o crescimento perdeu força: em julho, a alta ficara em 2,2%, e em agosto, em 1,2%.

Segundo o IBGE, a indústria acumula ganho de 14,6% desde janeiro. Mas esse crescimento ainda não recuperou as perdas registradas no final de 2008: na comparação com os primeiros nove meses do ano passado, o setor tem queda de 11,6%. Entre meses de setembro, a perda é de 7,8%. No terceiro trimestre de 2009, o resultado também foi negativo frente a igual período do ano anterior (-8,3%), mas positivo frente ao segundo trimestre (4,1%), na série com ajuste sazonal.

Máquinas e veículos

Na passagem de agosto para setembro, os destaques de alta vieram de máquinas e equipamentos e veículos automotores, que cresceram, respectivamente, 5,8% e 3,5%. As principais pressões negativas vieram de refino de petróleo e produção de álcool (-4,7%) e alimentos (-1,0%). Dos 27 ramos pesquisados, o IBGE apontou alta em 17 nesta comparação.

Na relação com setembro de 2008, no entanto, a produção industrial recuou em 21 dos 27 setores, com veículos automotores registrando o maior impacto negativo, com queda de 16,6%, seguido por máquinas e equipamentos (-20,0%) e metalurgia básica (-13,1%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES