Produção industrial do Brasil recua 18,8% em Abril

A economia encolheu 1,5% no primeiro trimestre de 2020.

A economia encolheu 1,5% no primeiro trimestre de 2020. | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção industrial brasileira teve uma queda de 18,8% em abril do mês anterior, quando a pandemia do coronavírus fechou a maior economia do país, segundo números oficiais divulgados na quarta-feira.

Foi uma queda de 27,2% em relação a abril de 2019, a mais profunda desde 2002, quando a agência oficial de estatísticas IBGE começou a acompanhar a produção industrial.

“Houve queda de dois dígitos de proporções históricas em todas as categorias econômicas e 22 das 26 atividades monitoradas“, disse no relatório o funcionário do IBGE André Macedo.

O Brasil, que surgiu como um dos países mais atingidos pela pandemia, está enfrentando uma dolorosa recessão este ano.

A economia encolheu 1,5% no primeiro trimestre de 2020.

A economia encolheu 1,5% no primeiro trimestre de 2020.

O governo prevê uma contração de 4,7% no ano, mas muitos economistas prevêem que o declínio será ainda pior, estabelecendo um novo recorde anual.

A indústria mais afetada é o setor automotivo, que parou praticamente de crescer. Sua produção encolheu 92,1% no ano, de acordo com o relatório.

“Os números são terríveis, e as perspectivas a curto prazo são sombrias“, escreveu a consultoria financeira Pantheon Macroeconomics em nota.

Outra queda de dois dígitos na produção industrial deve aparecer no mês referente a maio, apesar das tentativas de reabrir alguns setores.

A produção industrial já havia diminuído 9,1% de fevereiro a março, à medida que os efeitos dos coronavírus em casa começaram a ser sentidos.

O desemprego, por sua vez, aumentou acentuadamente: 4,9 milhões de empregos foram perdidos de fevereiro a abril, elevando a taxa de desemprego para 12,6%, disse o IBGE na semana passada.

Os economistas prevêem que a taxa atingirá 18% até o final do ano.

O número de mortes no Brasil pelo novo coronavírus passou da marca de 30 mil na terça-feira para 31.199, com mais de 555 mil infecções confirmadas.

Esse é o segundo maior número de casos do mundo, depois dos Estados Unidos.

Especialistas dizem que as subnotificações significam que os números reais são provavelmente muito mais altos.

O presidente Jair Bolsonaro criticou ferozmente as medidas de isolamento do coronavírus, mesmo quando o número de infecções e mortes continua a subir no Brasil.

Bolsonaro tem estimulado as empresas a fazerem “guerra” contra os governadores estaduais que tomaram medidas de quarentena, argumentando que o “tratamento não pode ser pior do que a doença“.

*As informações são do Jornal do Commercio



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES