Produção industrial em fevereiro tem pior resultado em quatro anos

Em ambos os casos, os resultados vieram piores do que o esperado pelo mercado

Produção na Industria | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção industrial brasileira recuou 2,5% em fevereiro, o pior resultado mensal em pouco mais de quatro anos, afetada pelo mau desempenho do setor de bens de consumo e colocando em risco a recuperação da atividade econômica do país.

Na comparação com o ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (2), a produção industrial diminuiu 3,2%. Em ambos os casos, os resultados vieram piores do que o esperado pelo mercado e, na comparação com janeiro, foi o pior resultado mensal desde dezembro de 2008, quando a produção teve contração de 12,2%.

O desempenho de fevereiro acabou praticamente anulando o resultado de janeiro, quando havia mostrado expansão de 2,6%, número revisado nesta terça-feira pelo IBGE ante crescimento de 2,5% divulgado anteriormente.

Segundo o IBGE, apenas a categoria Bens de Capital --ligados aos investimentos -- apresentou expansão mensal em fevereiro, de 1,6% sobre janeiro.

O pior resultado veio de Bens de consumo, com queda de 4,2% no período, com destaque para os bens duráveis, com retração de 6,8%. Já os bens semiduráveis e não duráveis recuaram 2,1% sobre o mês anterior.

A categoria Bens intermediários, ainda segundo o IBGE, apresentou queda de 1,3% em fevereiro, sobre janeiro.

Governo tenta adotar medidas de estímulo

Desde o ano passado, o governo vem adotando medidas de estímulo para incentivar a indústria. No final de semana passado, o Ministério da Fazenda anunciou a prorrogação até 31 de dezembro das atuais e menores alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e caminhões, que deveriam subir a partir de 1º de abril.

Em fevereiro, destacou o IBGE nesta terça-feira, houve queda mensal de 9,1% na produção do setor de veículos automotores, eliminando o avanço de 6,2% verificado em janeiro último.

Sinais de que a retomada da indústria não seria tão forte neste início de ano já haviam surgido. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor, divulgado na segunda-feira, mostrou que a expansão do setor foi a mais fraca em três meses em março.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES