Produção industrial sobe 5% em um ano, diz IBGE

No acumulado em 12 meses, a produção industrial tem expansão de 1,1%

Produção industrial sobe 0,4% em fevereiro e 5% em um ano | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção industrial brasileira avançou 0,4% em fevereiro na comparação com o mês anterior, e 5% sobre fevereiro do ano passado, informou nesta quarta-feira (2) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No acumulado em 12 meses, a produção industrial tem expansão de 1,1%.

O resultado de janeiro foi revisado, de alta de 2,9% sobre dezembro, para alta de 3,8%. O resultado da comparação com janeiro de 2013 também foi revisto, de queda de 2,4% para queda de 2,2%.

Com dois dias úteis a mais, produção sobe 5% sobre fevereiro de 2013

A produção industrial de fevereiro deste ano subiu 5% sobre fevereiro do ano passado, considerando que, em 2014, o mês teve dois dias úteis a mais do que em 2013.

Entre as atividades pesquisadas pelo IBGE, o aumento de 12,9% na produção de veículos automotores foi a principal influência positiva na composição do indicador.

A alta foi impulsionada, em grande parte, pela maior fabricação de automóveis, de veículos para transporte de mercadorias, de chassis com motor para caminhões e ônibus, de caminhão-trator para reboques e semirreboques e de caminhões.

Quando se considera a divisão por setores, bens de consumo duráveis registraram alta de 20,9%, e bens de capital subiram 12,4%.

Os segmentos de bens de consumo semi e não-duráveis também apresentou alta, de 3,6%; assim como o de bens intermediários, que subiu 1,1%.

Produção de veículos puxa alta de 0,4% sobre janeiro

Uma alta de 7% na produção de veículos automotores foi a principal influência positiva para que o indicador medido pelo IBGE apresentasse alta de 0,4% em fevereiro sobre janeiro.

Foi o segundo mês seguido de aumento na produção de automóveis. Considerando janeiro e fevereiro, esta atividade cresceu 16,8%, depois de ter apresentado três quedas seguidas entre outubro e dezembro de 2013.

Entre as categorias consideradas pelo IBGE, bens de consumo duráveis avançou 3,3% e teve expansão mais acentuada em fevereiro de 2014, após registrar crescimento de 4,8% no mês anterior.

O setor produtor de bens intermediários também avançou acima da média nacional, subindo 0,8%, e teve a segunda alta seguida, acumulando ganho de 2,4% nos dois primeiros meses deste ano.

O segmento de bens de capital teve leve alta de 0,1% em fevereiro, após crescer 13,3% em janeiro.

A produção de bens de consumo semi e não-duráveis, com leve queda de 0,1%, foi a única categoria com resultado negativo do mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES