“Produção industrial tem a maior queda desde 1995”, aponta pesquisa IBGE

Indicador teve queda de 5,2% em novembro frente a outubro

Produção industrial cai em 2008 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção da indústria nacional registrou uma queda de 5,2% em novembro na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A queda é a maior desde maio de 1995, quando o indicador recuou 11,2%, e leva a produção industrial brasileira a um patamar próximo ao de maio de 2007.

A taxa de novembro é o segundo resultado mensal negativo consecutivo, acumulando perda de 7,9% entre setembro e novembro. Frente ao mesmo mês do ano anterior, o indicador apontou queda de 6,2%, a maior desde dezembro de 2001, interrompendo uma sequência de 28 meses de taxas positivas.

No ano, a produção industrial ainda acumula alta, de 4,7%. Em 12 meses, a taxa ficou em 4,8%, menor que os 6,0% verificados em outubro de 2008. Segundo o IBGE, os dados de novembro evidenciam "um aprofundamento do ritmo de queda da atividade e um alargamento do conjunto de segmentos com decréscimo de produção".

Veículos e máquinas

O principal impacto negativo em novembro frente a outubro veio do setor de veículos automotores, com queda de 22,6%. No acumulado de janeiro a novembro, no entanto, o setor teve expansão de 12,6%, registrando o maior impacto positivo sobre o indicador da indústria.

Também pressionou para baixo a taxa de novembro o setor de máquinas e equipamentos, com queda de 11,9%. Foram verificadas ainda baixas acentuadas em edição e impressão (-14,8%), indústrias extrativas (-10,9%) e metalurgia básica (-10,2%).

Generalização da queda

Ainda na comparação com outubro, os índices por categorias de uso confirmam a generalização da queda na produção industrial. Os bens de consumo duráveis recuaram 20,4% na comparação com ajuste sazonal, maior redução desde dezembro de 1997 (-21,2%), refletindo a sensibilidade desse segmento às condições do crédito.

Bens de capital tiveram queda de 4,0%; e bens intermediários, de 3,9%, quarta redução consecutiva, acumulando, entre julho e novembro, perda de 9,6%. A produção de bens de consumo semi e não-duráveis, por sua vez, registrou a queda mais moderada (-0,7%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES