Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Produtores dos Platôs de Guadalupe firmam parceria com grande rede de varejo

Produtores dos Platôs de Guadalupe firmam parceria com grande rede de varejo

Compartilhe

O doce sabor da goiaba do sul do Piauí chegará a várias cidades do Estado nos próximos meses. A Associação Central dos Irrigantes do Perímetro Irrigado dos Platôs de Guadalupe, Acipe, fechou parceria com uma grande rede de supermercados, que possui 46 lojas espalhadas pela capital e pelo interior piauiense. “Essa parceria é fruto de uma rodada de negócios promovida pelo Sebrae com o intuito de aproximar os produtores de frutas dos Platôs de Guadalupe dos grandes varejistas locais. Além da goiaba, a banana produzida naquele perímetro irrigado também deverá chegar às prateleiras das lojas dessa grande rede”, afirma o gerente de Atendimento Individual e Mercado do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

Ainda segundo Holanda, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, vem realizando um trabalho contínuo junto aos produtores dos Platôs. “Fizemos um diagnóstico em que foi constatada que a grande dificuldade ainda é o escoamento da produção. Incentivamos a criação de uma central de comercialização para alavancar a comercialização das frutas e agora estamos obtendo os primeiros resultados”, acrescenta. Atualmente, os Platôs de Guadalupe produzem 150 toneladas de goiaba por mês, sem contar com as outras culturas como banana, maracujá, coco e melancia. Boa parte dessa produção é comercializada para atravessadores.

Ao criar a Central, os produtores vislumbram vender direto para as grandes indústrias e varejistas. Essa parceria surgida durante a rodada de negócios promovida pelo Sebrae é o primeiro grande passo para a concretização dessa estratégia de venda direta. “O que queremos é entrar nas indústrias e lojas de varejo sem precisar passar por um atacadista. Com isso, as frutas chegarão mais frescas e saborosas e com preço mais acessível para o consumidor final. É uma forma de incentivar o consumo da goiaba, alavancando não só essa cultura, mas toda a cadeia produtiva de frutas”, afirma o produtor Márcio Polla.

Inicialmente, serão comercializadas para essa grande rede 16 toneladas de goiaba e posteriormente será definido o volume de compras de banana. Das 46 lojas do grupo, apenas seis vendem goiaba, vinda de Petrolina (PE), o que representa um volume de 700 quilos/mês. Com a nova parceria comercial, o produto será disponibilizado em todos os pontos de venda da rede, fazendo parte do encarte comercial do grupo. “O gerente de operações dessa rede varejista elogiou a iniciativa do Sebrae de buscar aproximar os pequenos produtores dos grandes grupos, demonstrando interesse em selar novos acordos comerciais, valorizando o produto do Piauí”, destaca Francisco Holanda.

O Sebrae no Piauí desenvolverá outras ações de mercado junto aos produtores dos Platôs de Guadalupe, de maneira a consolidar o trabalho da Central de Comercialização da Acip, alavancando também o escoamento de toda a produção daqueles perímetros irrigados.

Siga o Meionorte.com no Facebook


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar