Programa 'Made in Piauí' pretende diversificar pauta de exportação

Programa foi apresentado nesta segunda-feira, no Karnak.

Apresentação do Plano Made in Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí vai executar um plano para diversificar a pauta da exportação do Piauí, que hoje é muito concentrada no agronegócio. O plano, intitulado “Made in Piauí”, foi apresentado nessa segunda-feira (11), pela Agência Investe Piauí e pela Secretaria de Agricultura Familiar à governadora Regina Sousa, durante reunião no Palácio de Karnak.

Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, disse que as exportações locais, muito importantes para a economia do Estado, são concentradas no agronegócio, mas que é preciso diversificar e ampliar os produtos. Somente a soja respondeu por 77% das exportações do Piauí em 2021, seguida do milho (6,6%), gorduras e óleos animais ou vegetais (5,8%) e mel natural (4,9%).

“O plano consiste em acompanhar 50 empresas, associações e cooperativas nas estratégias de exportação para adequação dos produtos, do design, das características e questões fitossanitárias aos mercados brasileiro e internacional”, disse o presidente.

Produtos

Entre os produtos que serão estudos para iniciar ou aumentar a exportação, estão mel, mandioca, babaçu, carnaúba, artesanato, cachaça e caju.

Entre os objetivos do plano, estão o de incentivar capacitação e inovação de empresas piauienses para a exportação; aumentar a competitividade das empresas piauienses nos mercados internacionais; fomentar a cultura de exportação do Estado do Piauí; atrair investimentos e alavancar o desenvolvimento econômico da Zona de Processamento de Exportação Piauí e contribuir para o aumento dos níveis de emprego e renda do Estado do Piauí.

Victor Hugo acrescentou que o Made in Piauí será feito em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação). O programa será lançado em agosto.

Programa foi apresentado nesta segunda à governadora Regina Sousa (Divulgação)

Qualificação de 50 empresas

O programa Made in Piauí terá duração de 30 meses e terá como meta qualificar 50 empresas, das quais 25 serão de bens ou serviços e as demais 25 do setor de mel.

O programa também inclui a adoção de selo de qualidade, chamado “Made in Piauí”, para padronizar os produtos piauienses que venham a ser ou que já estão sendo exportados. “Tendo selo, tem a qualidade dos produtos piauienses. Nosso mel é amado no mundo inteiro, é o preferido do mundo. E temos uma riqueza infinitiva no nosso caju, artesanato, babaçu, etc que podem ser colocados para exportação”, disse a governadora Regina Sousa.

O diretor da Articulação Governamental para Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Agricultura Familiar, Francisco Guedes, acrescentou que o selo que vai impulsionar mais ainda a qualificação dos nossos empreendedores, na área de mel da mandioca, na área do artesanato, uma série de produtos do Piauí que estão avançando bem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES