Projeto executado no semiárido reduziu a pobreza do Piauí em 25%

A governadora Regina Sousa disse que o PVSA mudou a vida de mais de 36 mil famílias.

Projeto Viva o Semiárido | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto o Brasil retorna ao mapa da fome elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), um projeto desenvolvido no Piauí contribuiu para reduzir em 25% a pobreza de pequenos agricultores beneficiados, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal de Viçosa – Minas Gerais. Trata-se do Projeto Viva o Semiárido, que foi implantado em 2015 pelo Governo do Estado, beneficiando cerca de 36 mil famílias. Para apresentar os principais resultados dessa iniciativa e marcar o encerramento das atividades, será realizado o “Seminário Viva o Semiárido - Colhendo frutos”. O evento acontece nesta quinta-feira (1º), no Gran Hotel Arrey, das 8h às 18h. O evento também será transmitido pela Tv Nestante, no You tube.

O Projeto Viva o Semiárido tem como objetivo contribuir com a redução da pobreza extrema, através de ações que melhorem a renda das famílias, a produtividade agropecuária, as oportunidades de emprego e o fortalecimento das instituições no meio rural. No Piauí foram realizadas ações em diversas áreas, através de 210 projetos produtivos, com atenção especial para famílias em situação de vulnerabilidade e marginalizadas, como aquelas localizadas em comunidades quilombolas ou chefiadas por mulheres e por jovens.

A investigação feita por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), verificou que houve um aumento de 10% na quantidade de mercadorias produzidas e vendidas pelos pequenos produtores rurais, com destaque para o mel, a mandioca e, principalmente, o caju, tanto castanha quanto pedúnculo. Assim, 55% das famílias beneficiadas tiveram um aumento de pelo menos 20% na renda total.

Crescimento de consumo de alimentos

Com a melhoria da produção, os pesquisadores verificaram também que houve um crescimento do consumo dos alimentos produzidos pelas próprias famílias, o que garantiu maior segurança alimentar. Outras iniciativas do projeto permitiram resultados positivos para os pequenos produtores, como construção de cisternas, técnicas de reaproveitamento de águas, incentivo ao associativismo e uso da energia solar.

A pesquisa destacou que mais famílias passaram a comprar bens domésticos e a adotarem práticas inovadoras levadas pelo Projeto Viva o Semiárido. “Outro resultado da pesquisa que chamou a atenção foi o aumento do empoderamento de mulheres e jovens. Ao mesmo tempo, o projeto também facilitou o acesso das famílias às políticas públicas. Houve ação efetiva do projeto nos fatores que promovem desenvolvimento: adoção de inovações, fortalecimento das instituições e investimentos em capital humano e social”, explica o pesquisador Marcelo José Braga.

Ele ressalta que algumas metas dos projetos não foram alcançadas, como a taxa de crescimento da produção, da comercialização e a proporção de famílias com aumento da renda. Entretanto, esses resultados ficaram muito próximos do que foi definido inicialmente. Para o pesquisador, a pandemia da Covid-19 afetou as famílias analisadas de várias maneiras e teve impacto nos resultados do projeto.

Avaliação de 409 domicílios

A avaliação dos resultados do Projeto Viva o Semiárido foi feita sob a coordenação da Universidade Federal de Viçosa (MG), que é considerada uma das melhores instituições da América Latina. Foram avaliados 409 domicílios, sendo 207 beneficiários e 202 não-beneficiários.

O FIDA, que financia a iniciativa, tem investido em ações de desenvolvimento rural na região Nordeste do Brasil em parceria com os governos federal e estaduais desde a década de 1980. No total, já aplicou cerca de 300 milhões de dólares em projetos, beneficiando mais de 615 mil famílias.

Parceria Governo e FIDA

O projeto Viva o Semiárido (PVSA) é um esforço do Governo do Estado do Piauí, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.

O projeto atua em 89 municípios de cinco territórios do Piauí: Vale do Sambito (15 municípios), Vale do Rio Guaribas (39), Vale do Rio Canindé (17), Serra da Capivara (18) e Chapada Vale do Rio Itaim (16), visando contribuir para reduzir a pobreza e a extrema pobreza da população rural da região semiárida do Piauí.

São Executores/Co-executores do Projeto Viva o Semiárido: A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF/PI), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/PI), Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC/PI), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER/PI), Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN/PI) e Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/PI).

PVSA está em fase de encerramento

A Secretaria de Agricultura Famíliar, Patricia Vasconcelos, destacou que o PVSA está em fase de encerramento, mas que deixa muitos frutos a serem colhidos. “Fortalecemos muitas cadeias produtivas a exemplo do caju, do mel, da Ovinocaprinocultura, é um avanço muito grande, trazendo muitos benefícios para a população que com certeza seguirá colhendo os frutos do projeto, por que aprenderam a desenvolver de forma sustentável”, enfatizou.

A governadora Regina Sousa disse que o PVSA mudou a vida de mais de 36 mil famílias. “São pessoas que hoje estão capacitadas e produzindo. Que deixaram de esperar esmolas e as cestas básicas que acabam em uma semana. Eles agora produzem o próprio alimento e vendem também, ajudando a levar uma alimentação saudável à mesa dos piauienses. Acredito que a agricultura familiar é a saída”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES