Queda do dólar não chega ao consumidor, diz FGV

As televisões em cores, por exemplo, tiveram redução de 10,12% no preço em 2007

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As constantes quedas do d?lar, que ontem terminou o dia cotado a R$ 1,68, podem n?o se refletir diretamente no bolso do consumidor. Levantamento da FGV (Funda??o Getulio Vargas) mostrou que o pre?o de alguns produtos influenciados pelo c?mbio caiu menos do que a moeda norte-americana no ano passado.

As televis?es em cores, por exemplo, tiveram redu??o de 10,12% no pre?o em 2007, e as m?quinas fotogr?ficas, 9,46%, contra queda de 16,85% do d?lar, em rela??o ao real. No mesmo per?odo, houve uma varia??o de 4,64% no ?ndice de Pre?os ao Consumidor, um dos componentes do IGP-M, calculado pela FGV.

Para Herson Manfrinato, presidente da Abimfi (Associa??o Brasileira da Ind?stria de Material Fotogr?fico e de Imagem), o que pode ter segurado a queda dos pre?os foi a chegada de produtos mais sofisticados. "H? dois ou tr?s ciclos de lan?amentos por ano", ressalta.

Para o coordenador de an?lises econ?micas da FGV, Salom?o Quadros, o efeito do c?mbio n?o ? direto mesmo nos produtos importados por causa de outros custos, como o de transporte e armazenagem, mas ele pondera que a demanda aquecida pode diminuir o repasse das redu?es para o consumidor. "O varejista pode aumentar a margem de lucro."

Claudio Felisoni, coordenador do Provar (Programa de Administra??o do Varejo) da USP, concorda e argumenta que, "quanto maior a fidelidade do consumidor ? marca, menor ser? o repasse". Essa teoria ajudaria a explicar o aumento de 4,27% nos pre?os das bebidas alco?licas importadas.

J? o presidente da Abras (Associa??o Brasileira de Supermercados), Sussumu Honda, afirma que as redes s?o obrigadas a repassar as redu?es -e n?o embolsar parte dela- porque a concorr?ncia ? acirrada. "O varejo ? muito competitivo. O mesmo produto ? vendido nos mais diversos canais."

Segundo a FGV, o pre?o do azeite de oliva caiu 8,10% em 2007, menos da metade da moeda norte-americana. Honda ressalta que a maior parte do produto ? importada da Europa, logo a negocia??o ? feita com o pre?o em euro, mesmo que seja pago em d?lar.

No caso do ?leo de soja, o aumento de 21,42% para o consumidor foi influenciado pelo mercado internacional. "A commodity subiu 37,4% no mercado paulista, contra 45% na Bolsa de Chicago", contabiliza Anderson Galv?o, diretor da consultoria C?leres.

O item importado mais procurado nesta ?poca do ano, o bacalhau, chegou a ter um aumento de 1,03% em 2007. Para essa P?scoa, a expectativa ? a de queda. Uma das grandes redes varejistas, o Grupo P?o de A?car, anuncia redu??o de 20% com rela??o ao ano passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES