Empresa Queiroz Galvão quer fatia maior

Empresa cogitou deixar o consórcio vencedor do leilão por medo de perder a obra

Ilustração. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Queiroz Galvão vai negociar nos próximos dias uma forma de garantir maior participação na construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). A empresa cogitou deixar o consórcio vencedor do leilão, e o governo entendeu que a ameaça seria uma forma de pressão para ter uma fatia maior da obra.

O Palácio do Planalto foi avisado sobre a ameaça da Queiroz Galvão logo após o encerramento do leilão. Coube ao ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, discutir o assunto com a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, que participou ativamente das negociações que garantiram a formação do consórcio que arrematou a usina, apesar do favoritismo do grupo liderado por Andrade Gutierrez.

Um funcionário do governo próximo às negociações diz que a construtora está ?querendo mais participação na área de construção?, mas que haverá diálogo entre os sócios para delinear melhor o projeto.

Oficialmente, a Queiroz Galvão não fez comentários sobre a possibilidade de desistência, que foi divulgada pelo presidente do consórcio, José Ailton de Lima, que também é diretor de engenharia e construção da Chesf, subsidiária da Eletrobrás que liderou o grupo vencedor.

A possibilidade de a Queiroz abocanhar uma parcela significativa da construção é remota. Segundo fonte do setor, desde o início da formação do consórcio Norte Energia, já estava certo que a construção da usina seria repartida entre grandes construtoras para diminuir o custo da obra.

- A ideia de deixar para a Queiroz uma parcela gigantesca do projeto é um sonho de uma noite de verão.

Concorrentes

A preocupação da Queiroz Galvão é ficar apenas com o risco do projeto - porque detém 10,02% do grupo que irá administrar a usina - e perder para as concorrentes Camargo Corrêa e Odebrecht parcela significativa do contrato de construção efetiva da hidrelétrica, que será a terceira maior do mundo.

As construtoras Odebrecht, Camargo Correa e Andrade Gutierrez podem ser chamadas a integrar o projeto da obra, como contratadas do consórcio vencedor do leilão realizado nesta terça-feira (20).

Fontes do governo próximas ao negócio dizem que não veem condições de concluir a obra sem a participação das maiores empresas do setor. As três acompanharam de perto todo o desenvolvimento da usina, desde a década de 1970.

Um funcionário da Eletrobras diz que as três empresas participam do projeto desde o início e ?não tem dúvida de que serão chamadas?.

Odebrecht e Camargo Correa desistiram do leilão há uma semana, alegando que não viam atratividade no projeto, diante das condições estabelecidas pelo governo. Já a Andrade Gutierrez integrava o consórcio que perdeu a disputa de ontem.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou que o consórcio Norte Energia, liderado por Chesf e Queiroz Galvão, venceu o leilão para a construção da usina. Ganharia quem oferecesse o menor lance para o megawatt-hora, cujo teto foi definido em R$ 83. O grupo deu R$ 78 - 6,02 % a menos que o máximo.

Agora o consórcio vencedor tem 30 dias para apresentar um ou mais sócios estratégicos para a realização do empreendimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES