Ranking coloca o Piauí entre os mais atrativos no mercado de gás natural

O RELIVRE avaliou 37 itens regulatórios em quatro vertentes: facilidade de migração, isonomia entre consumidores cativos e livres, comercialização e desverticalização.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí foi apontado como um dos mais atrativos para a abertura de mercado de gás, segundo o Ranking do Mercado Livre de Gás (RELIVRE). O ranking foi elaborado com a participação de produtores (IBP e ABIPIP) e grandes consumidores (ABRACE) e avaliou aspectos legais e regulatórios de cada estado, apontando as melhores práticas e potenciais pontos de aprimoramento.

De acordo com o ranking, o Piauí ficou em 8º lugar entre os estados mais atrativos para o mercado de gás natural, ficando à frente de estados como Maranhão e Mato Grosso do Sul. Os estados mais atrativos foram Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, respectivamente.

O RELIVRE avaliou 37 itens regulatórios em quatro vertentes: facilidade de migração, isonomia entre consumidores cativos e livres, comercialização e desverticalização. Entre esses itens, destaca-se a importância da isonomia de tratamento entre consumidores cativos e livres, a busca pela eficiência e promoção da competitividade na regulamentação sobre o comercializador e a diversificação de participação de novos agentes na cadeia através da desverticalização.

Ranking mostra o Piauí em destaque nas energias renováveis (Foto: Reprodução)A facilidade de migração também foi avaliada pelo RELIVRE, que aponta a necessidade de regras adequadas para que os agentes do mercado cativo possam migrar para o mercado livre sem limitações.

Com a abertura do mercado de gás, espera-se maior competitividade e oferta de preços mais acessíveis ao consumidor final. Os estados mais atrativos para o mercado de gás natural, como o Piauí, têm a oportunidade de desenvolver seu potencial econômico e se destacar nesse mercado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES