Receita disponibilizará serviço online para atualização do CPF

Receita Federal irá lançar serviços gratuitos e onlines

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal (RFB) lançará na próxima segunda-feira (16), um serviço gratuito que possibilitará a atualização de dados no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) via internet. Para atualizar informações do CPF, como o nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher um formulário eletrônico disponível no site da Receita Federal. 

A estimativa da Receita Federal é que cerca de 191 milhões de pessoas usem o serviço, e que mesmo com o alto nível de usuários, o atual serviço presencial de alteração de CPF continuará ocorrendo em unidades de atendimento dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, havendo cobrança de até R$ 7 pelo serviço. Serão disponibilizados também no dia 16 de janeiro, novos modelos de comprovantes 

de inscrição e de situação cadastral no CPF. Os contribuintes poderão emitir o comprovante através do site da Receita, que prevê cerca de 192,4 milhões potenciais usuários para esse serviço.

Os novos modelos de comprovantes visam simplificar o processo de verificação da autenticidade. Atualmente, a Receita Federal permite verificar a confirmação da autenticidade  do  comprovante  de inscrição e de situação cadastral por meio de seu site. Porém, ainda é pouco utilizado por exigir na íntegra, informações como NI CPF, código de 

controle,  data  e hora da  emissão. Com a utilização do QR Code, a confirmação da autenticidade dos comprovantes CPF tende a ser mais rápida, garantindo a segurança do contribuinte durante a consulta. 

Em bancos, empresas públicas e privadas, a confirmação da autenticidade do documento CPF é considerada obrigatória, prevista no art. 4º da IN RFB 1.548/2015, e sem isso, as operações diárias podem ser inviabilizadas. Porém, com a implementação do QR  Code no CPF,  o processo de confirmação pode ser otimizado e utilizado em todos os atos negociais cujo documento for apresentado. 

Os dados dos comprovantes CPF com o QR Code possibilitarão a validação em tempo real e com as informações constantes na base de dados da Receita Federal. É importante ressaltar que os cartões e comprovantes CPFs emitidos de acordo com a legislação vigente à época, continuam validados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES