Receita prorroga prazo, e MEIs podem regularizar dívidas até 30 de setembro

órgão estipula que pode levar milhões de Micro Empreendedores Individuais - MEIs à informalidade

Receita prorroga prazo, e MEIs podem regularizar dívidas até 30 de setembro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal prorrogou até 30 de setembro o prazo para que microempreendedores individuais (MEI) com impostos em aberto regularizem suas dívidas fiscais. Quem não pagar imposto até 30 de setembro, milhões de  MEIs ficarão na informalidade.

O prazo estava previsto para acabar hoje terça-feira (31). Até o fim da última semana, a Receita contabilizava 4 milhões de microempreendedores endividados.

Receita prorroga prazo, e MEIs podem regularizar dívidas até 30 de setembro- Reprodução

Os débitos podem ser pagos utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ou por meio de parcelamento, opções que estão disponíveis no Portal do Simples Nacional. /Esse documento pode ser obtido pelo aplicativo do App Mei pelo celular.

Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção "Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”

De acordo com a Receita Federal os contribuintes com dívidas de 2017 ou posteriores e os que optaram pelo parcelamento em 2021 não terão os débitos inscritos na Dívida Ativa neste momento.

Juros e perda de benefícios

Após a inscrição em Dívida Ativa, os impostos do MEI serão cobrados na Justiça com juros e outros encargos previstos em lei.

O devedor que regularizar sua situação evitará a cobrança judicial e permanecerá na condição de segurado do INSS. Assim, o contribuinte não perde benefícios da Previdência, como aposentadoria e auxílio doença.

Quem regularizar os tributos deixa de ser removido dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, estados e municípios, e evita dificuldades para obter financiamentos e empréstimos.

Em caso de não pagamento dos débitos, a dívida terá tributos federias e estaduais incluidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES