Reclamações sobre sites disparam em dezembro, segundo Procon de São Paulo

Reclamações sobre sites disparam em dezembro, segundo Procon de São Paulo

Reclamações sobre sites disparam em dezembro, segundo Procon de São Paulo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O n?mero de consumidores que compraram pela internet deve crescer 35% em 2007. Junto com o aumento das vendas, as reclama?es de consumidores insatisfeitos com o servi?o tamb?m subiram. Somente em dezembro, o Procon de S?o Paulo recebeu em seu site quase o mesmo n?mero de queixas que o total do ano em todos os canais de reclama??o.

De acordo com Evandro Zuliani, da diretoria de atendimento do Procon-SP, atrasos na entrega s?o o problema mais comum. O segundo problema mais citado pelos consumidores foi entrega de um produto diferente do que foi comprado.

Em dezembro, o Procon-SP recebeu 203 consultas por meio do site do ?rg?o relatando problemas com lojas virtuais. "Em somente um dos canais do Procon, o n?mero de casos relatados quase bateu o total de reclama?es fundamentadas no ano todo, de 205", disse. Reclama?es fundamentadas s?o as que recebem parecer t?cnico e que passaram por processo administrativo formal.

Al?m do aumento da demanda, o representante da entidade aponta a fus?o de empresas como causa para o crescimento. A Americanas.com e o Submarino se fundiram em novembro de 2006. O site Shoptime.com ? controlado pelo mesmo grupo.

A Pro Teste afirma que as empresas de com?rcio eletr?nico ainda n?o atendem adequadamente o cliente. A associa??o de defesa do consumidor testou em dezembro 34 lojas virtuais e reprovou 64%.

Na avalia??o da Pro Teste, Americanas.com, Fast Shop e Tok&Stok obtiveram nota m?xima. Nove lojas foram consideradas aceit?veis, e 22, ruins. O problema mais comum foi a dificuldade de devolver o produto e receber o reembolso.

Para a associa??o, as lojas deveriam avisar o cliente que ele tem direito a se arrepender da compra e orient?-lo sobre o procedimento. O C?digo de Defesa do Consumidor determina que ? poss?vel desistir da compra feita por telefone ou pela internet em at? sete dias ap?s o recebimento do produto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES