Redução de jornada dá tom ao 1º de Maio

A CUT realiza uma festa no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bandeira da redu??o da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais dominou as festas promovidas pelas maiores centrais sindicais do pa?s - a Central ?nica dos Trabalhadores (CUT) e For?a Sindical - neste 1? de maio, em S?o Paulo. A CUT realiza uma festa no Aut?dromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista, e a For?a re?ne trabalhadores na pra?a Campo de Bagatelle, na zona norte.

O presidente da CUT em S?o Paulo, Edilson de Paula e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, defenderam a redu??o da jornada de trabalho com base em uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estat?stica S?cio-Econ?micas (Dieese) que estima que a medida pode gerar 2 milh?es de empregos.

Lupi defende a negocia??o dos os empres?rios. "Diminuindo a jornada, voc? tem que ter mais trabalhadores. Ser? que o patronato vai fazer isso? Eles trabalham com custos. Por isso sou a favor da negocia??o para que todas as partes saiam satisfeitas", afirmou.

Paralisa??o e assinaturas

A For?a Sindical bateu na mesma tecla, com o tema ?Reduzir a jornada ? gerar empregos". Durante o evento, o presidente da For?a Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, convocou os trabalhadores para uma paralisa??o parcial no pr?ximo dia 28 em defesa da redu??o da jornada de trabalho.

No dia seguinte, a central dever? entregar ao Congresso um abaixo-assinado pedindo a redu??o da jornada de 44 para 40 horas semanais. ?N?s estamos pedindo a redu??o de trabalho para 40 horas semanais porque o Brasil est? num momento muito bom. O pa?s est? crescendo, os sal?rios melhoraram, a infla??o est? controlada?, afirmou.

Edilson, da CUT, afirma que as centrais sindicais j? coletaram mais de 1 milh?o de assinaturas para fazer passar no Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular reduzindo a jornada at? o dia 28. "Isso n?o vai trazer nenhuma conseq??ncia para a economia brasileira. Pelo contr?rio, vai ajudar. O 1? de Maio da CUT est? muito concentrado na redu??o da jornada de trabalho", afirmou.

A CUT espera reunir 500 mil pessoas no evento no Aut?dromo de Interlagos - a PM diz que s? far? uma estimativa do p?blico depois das 16h. A festa da For?a Sindical reuniu 800 mil pessoas, segundo a Pol?cia Militar, e 1 milh?o, conforme os c?lculos da organiza??o.

Saia-justa

O dia come?ou com uma r?pida visita do prefeito Gilberto Kassab ? festa da CUT, no Aut?dromo de Interlagos, volta das 10h30, antes do in?cio do evento. Dirigente licenciado do PDT, Lupi, que chegou ao evento por volta das 13h, negou que haja constrangimento entre o seu partido e o prefeito de S?o Paulo, que pode ser candidato ? reelei??o.

O presidente da For?a Sindical e do PDT, o deputado federal Paulinho da For?a, pode ser alvo de investiga??o da Pol?cia Federal por supostamente ter tramado a??o contra Kassab. Lupi n?o quis comentar o assunto: "N?o sou da For?a e n?o sou prefeito. Perguntem para eles", afirmou.

O ministro defendeu Paulinho e disse que n?o se pode prejulgar ningu?m. "Ind?cios para apurar n?o ? prova. A PF que aponte seus ind?cios. N?o podemos ser um tribunal de inquisi??o."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES