“Refinaria ainda não é uma certeza”, diz Cid Gomes

No meio do caminho, ainda há uma pedra a ser removida

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de confirmada para o Cear? pelo presidente da Petrobras, S?rgio Gabrielli, na semana passada, a hist?ria agora muda. O governador do Estado, Cid Gomes, informou ontem que a vinda de uma refinaria para c? ainda n?o est? certa. No meio do caminho, ainda h? uma pedra a ser removida: a solu??o para a d?vida da empresa petrol?fera ao Estado, referente ao antigo projeto sider?rgico da Ceara Steel. A quest?o, que parecia j? ter sido resolvida no ano passado, agora ? requisito para a assinatura do Memorando de Entendimentos entre as partes para a constru??o do empreendimento no Complexo do Pec?m.

?O Estado vinha no entendimento com a Petrobras. Agora, eles desejam iniciar o empreendimento novo concluindo essa etapa anterior, e a gente est? discutindo isso. Est?o sendo discutidos os valores e de que forma vai ser [o ressarcimento da d?vida]?, declarou o chefe do Executivo, antes de apresentar a agenda positiva do governo na Federa??o das Ind?strias do Estado do Cear? (Fiec).

Segundo Cid Gomes, h? cerca de 10 dias, houve uma reuni?o com a estatal, na qual os dirigentes da companhia fizeram algumas sugest?es para a resolu??o do imbr?glio. No encontro, esteve presente o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira. ?O procurador viajou, eu viajei, e n?s n?o nos encontramos ainda. Logo com a chegada dele, n?s vamos tomar conhecimento de qual foi a proposta da Petrobras e avan?ar?. O governador espera que as negocia?es sejam conclu?das at? o fim deste m?s.

Para o antigo projeto da Ceara Steel, sider?rgica que funcionaria a g?s natural, o governo estadual antecipou alguns benef?cios ? Petrobras pelo fornecimento do insumo. Mas, pela decis?o da estatal de n?o mais repassar o g?s, o projeto foi abandonado e substitu?do pela Companhia Sider?rgica de Pec?m (CSP), agora a carv?o mineral e sem a participa??o da estatal. Na edi??o de 20/12/2007, o Di?rio do Nordeste informou que o governo havia garantido o ressarcimento de R$ 150,6 milh?es pela empresa petrol?fera, parte a ser paga de imediato e parte em parcelas. O dinheiro nunca chegou aos cofres estaduais.

E, agora, o que j? parecia certeza ? visto por Cid Gomes de forma um pouco mais cautelosa: ?Refinaria, a gente est? lutando ainda. Tem-se o conhecimento do valor do projeto, US$ 11,1 bilh?es, mas temos que conquist?-la?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES