Reforma Tributária pode aumentar o PIB potencial do Brasil em até 20%

O secretário executivo da Reforma Tributária, Bernard Appy, sinalizou que a unificação de impostos é o caminho a ser adotado na tributação do Brasil.

Bernard App é o secretário executivo da Reforma Tributária | Pablo Valadares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A XIV Reunião do Fórum de Governadores, realizada no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, nesta quarta-feira. 24 de maio, foi dominada pelas discussões sobre a reforma tributária, que se encaminha para votação no Congresso Nacional. O encontro também contou com a presença de membros do Legislativo e Executivo Federal.

No decorrer do debate, o secretário executivo da Reforma Tributária, Bernard Appy, registrou a satisfação com a discussão com os governadores e assegurou que todas as mensagens serão consideradas pelo governo federal. Na ocasião, ele sinalizou que a unificação de impostos é o caminho a ser adotado na tributação do Brasil, de acordo com ele, as mudanças trarão uma elevação no PIB (Produto Interno Bruto) potencial do país. 

Leia Mais

“Só dá para discutir a reforma tributária entendendo que no conjunto todos ganham. Ela aumenta o PIB potencial do Brasil entre 12% e 20%”, pontuou.

Boa vontade do Legislativo

Na ocasião, deputado federal Aguinaldo Ribeiro, relator da PEC 45/2019 da reforma tributária na Câmara dos Deputados, afirmou que todos os pontos levantados pelos governadores serão considerados. Ele destacou a importância do engajamento e afirmou que já existem bases e soluções para a construção do texto.

O bojo da proposta versa para uma reformulação do atual sistema de impostos do Brasil por meio de uma nova legislação, objetivando a substituição de todos os tributos sobre o consumo por um imposto sobre o valor agregado, pago pelo consumidor final, cobrado de forma não cumulativa em todas as etapas da cadeia produtiva.

Ministro do Reino Unido quer estreitar as relações

Além da reforma tributária, destacou-se durante a reunião a importância de ampliar as relações comerciais sustentáveis com o Brasil. O ministro de Estado das Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido, James Cleverly, ressaltou a parceria com o Brasil nas áreas de ciência, inovação e saúde, e expressou o interesse em expandir os investimentos de forma sustentável.

“Nossos países compartilham um histórico de amizade de mais de 200 anos, mas é importante pensarmos não somente no passado, mas também no futuro. Durante a pandemia, o Brasil e o Reino Unido trabalharam juntos para desenvolver a vacina AstraZeneca, responsável por salvar milhões de vidas. O Brasil é o segundo maior parceiro do Reino Unido na área de ciência e inovação, na ordem de 75 milhões de libras esterlinas, e temos interesse em desenvolver a parceria com o Brasil de forma sustentável”, disse.

Durante o encontro, o representante inglês enalteceu a diversidade brasileira, reverberando a importância de se pensar também na discrepância entre as economias em cada ente federativo. “Quando as pessoas em nosso país pensam na diversidade do Brasil, elas pensam na diversidade natural, mas é importante pensar na diversidade das economias e dos estados, o que se manifesta ao longo dessa mesa”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES