Rock in Rio vai injetar R$1,7 bilhão na economia do Rio de Janeiro, diz FGV

Rock in Rio ocorre até o dia 11 de setembro e a expectativa é receber até último dia 10 mil turistas estrangeiros de 31 países diferentes.

Rock in Rio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde sexta-feira, 2, o Rio de Janeiro se tornou na capital mundial do rock, com a chegada de um dos maiores eventos de música do mundo, o Rock in Rioque acontece até o dia 11 de setembro, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. O evento vai injetar R$ 1,7 bilhão na economia, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A organização do evento estima que, durante os sete dias de apresentação de bandas e artistas renomados, serão recebidas 700 mil pessoas. Dados do Hotéis RIO mostram, ainda, que a cidade maravilhosa receberá, no período, 10 mil turistas estrangeiros de 31 países diferentes.

Além de fomentar a cultura musical e ser um espaço de entretenimento, o Rock in Rio movimenta toda a cadeira turística da região com a geração de mais de 28 mil empregos diretos. Além disso, mais de 60% do público vem de fora da cidade, o que faz com que o visitante possa aproveitar os atrativos turísticos e conhecer um pouco mais do Rio de Janeiro.

Festival gera mais de 28 mil empregos diretos (Divulgação)

Hospedagem

O setor hoteleiro é outro segmento beneficiado com a realização dos shows. Segundo pesquisa feita pelo site Hotéis RIO, a média de quartos reservados para a primeira semana do festival – 02 a 04/09 - é de 77,74%. O estudo destacou os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado - 84,69% de ocupação - seguido de Ipanema e Leblon - 81,58% - Leme e Copacabana - 74,57%, - Flamengo e Botafogo - 71,72% - e Centro do Rio, com 68,42%.

Na segunda semana do festival - 08 a 11/09 - dos -, os números são ainda melhores, com média de 83,61%. Ipanema e Leblon registram 89,61%, já o Centro 85,43%, a Barra da Tijuca e São Conrado 84,05%, o Leme e Copacabana 81,82% e o Flamengo e Botafogo 81,26%.

Ainda de acordo com o Hotéis RIO, na última edição do festival, em 2019, a primeira semana de shows registrou uma presença média de 78% superior à do evento de 2017, que ficou em 75% da lotação. Já na segunda semana, a presença atingiu 87%, também maior que o registrado em 2017, quando ficou em 82%.

Movimentação nos aeroportos

Durante o Rock in Rio, os aeroportos também recebem maior movimentação. O Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOgaleão espera incremento em torno de 22 mil passageiros no período de 1º a 15 de setembro, com base nos voos previstos até o momento. O aumento será de 11% em relação aos primeiros 15 dias de agosto, mês anterior ao festival. No total, são esperados 133 voos extras para o período reforçando rotas já existentes como São Paulo, Maceió e Recife, e adicionando três novos destinos: Curitiba, Florianópolis e Salvador.

Sobre o evento

O Rock in Rio completa 37 anos em 2022. O evento nasceu no Rio de Janeiro, em 1985, e já viajou o mundo, atravessando continentes e sendo realizados em países como Portugal, Espanha e Estados Unidos. São 21 edições no total que levam a imagem da cidade maravilhosa para o mundo.

No Brasil, o evento traz nomes renomados da música do rock e do pop nacional e internacional. São sete dias de atrações no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que se transforma em uma verdadeira Cidade do Rock, com mais de 250 shows, 670 artistas e 500 horas de entretenimento. Além de grandes shows, há apresentações de dança, games, experiências imersivas, ritmos e culturas do Brasil e do mundo. Os palcos do atrativo buscam abarcar a diversidade do cenário musical contemporâneo. São eles: Palco Mundo, Palco Sunset, New Dance Order, Espaço Favela, Rock District, Rock Street Mediterrâneo, Rota 85, Supernova, Uirapuru, NAVE e Gameplay Arena.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES