Saiba o que fazer para como aumentar o limite do seu cartão de crédito

Para ajudar a entender os motivos da recusa listamos os motivos pelos quais bancos restrigem a concessão de vantagens

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dentista Simone Carvalho tenta, há dois anos, aumentar o limite de seu cartão de crédito Mastercard do Itaú, sem sucesso. Apesar de estar graduada e já ter formado uma clientela própria, o banco mantém o teto para saques e transações que ela tinha na época em que era estagiária. Para ajudar a entender os motivos da recusa, listamos os motivos pelos quais as instituições financeiras restringem a concessão de vantagens aos clientes.

? Minha renda aumentou cerca de 600%, e continuo com um limite no cartão de apenas R$ 800 ? conta.

A razão do baixo valor remonta a 2008, quando Simone, ainda universitária, pegou um empréstimo. Apesar de ter quitado a dívida em 2009, por meio de acordo, o fato até hoje impede o aumento do limite do cartão.

? Movimentei mais a conta, como me pediram, mudei de agência bancária, mas nada disso resolveu. Não sei mais o que fazer. Só continuo cliente do Itaú porque é um banco que tem agências em todos os lugares ? diz.

Há clientes que sequer recebem explicações das instituições, como a economista e correntista do Citibank Leidiane Alves, que tentou, há um mês, elevar o limite de um de seus dois cartões:

? Pedi porque, assim, eu teria mais milhas acumuladas (para trocar por passagens aéreas) e poderia cancelar o outro cartão. Não houve autorização. Sequer me falaram o porquê.

Regras variam entre bancos públicos e privados

Há quem consiga elevar o limite de crédito do cartão sem dificuldades. O gerente de Projetos e Clientes Santander Davison Bastos, por exemplo, já teve o teto ampliado três vezes. A mudança, geralmente, acompanhava o aumento do salário.

? Certa vez, eu nem precisei pedir ? conta.

O economista e professor da Universidade Anhembi-Morumbi Marcello Gonella diz que a política entre os bancos é diferente:

? Nos públicos, o limite não pode ultrapassar 30% da renda bruta do cliente. Os gerentes não costumam ter autonomia para mudar isso. Nos privados, há mais flexibilidade. Eles têm como analisar diversos outros fatores.

Gonella, porém, destaca que outros fatores podem influenciar a decisão:

? Conta muito mais você ter garantias pessoais, como posse de bens, e profissionais, como investimentos em formação educacional.

De acordo com a Associação Brasileira das empresas de cartões de crédito e serviços (Abecs), cada instituição tem critérios próprios para o aumento de crédito, que não se restringem a pagamento em dia das faturas e da renda do cliente.

Segundo o presidente do site ?Reclame Aqui?, Maurício Vargas, nos últimos 12 meses, 1.120 relatos sobre o tema foram registrados ? num universo de 43.758 sobre cartões de crédito. Mas Vargas faz uma ressalva:

? Algumas reclamações são infundadas. Pelo que analisei, o consumidor, na maioria das vezes, não tem razão. Todo mundo quer comprar e está enforcado.

O Itaú informou que os limites de seus cartões de crédito variam conforme o perfil de cada cliente e com ?definições internas? da instituição.

O Santander deu uma resposta semelhante e salientou que os pedidos também são analisadas pelos gerentes.

O Banco do Brasil afirmou que trabalha com limites de crédito específicos para cada cliente, de acordo com a análise de risco.

A Caixa Econômica Federal esclareceu que, uma vez solicitado pelo cliente, o banco amplia o limite dos cartões em até 20%. Para obtê-lo, é preciso levar até uma agência os documentos que comprovem que a renda aumentou. O Bradesco e o Citibank não se manifestaram sobre o assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES