Saiba quais setores mais criaram empresas no Piauí em 2022; lista!

Os setores de comércio, saúde e serviços sociais foram os que mais abriram empresas.

Comércio lidera atividades | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um total de 1.254 aberturas de novas empresas no período de janeiro a maio deste ano, o setor de comércio liderou o ranking de atividades no Piauí, seguido diretamente pela área de saúde humana e serviços sociais com um total de 370 novas empresas abertas. As informações foram divulgadas pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi).

O relatório dos primeiros cinco meses do ano aponta um dado importante, que é o crescimento de empresas da área de tecnologia, que até maio deste ano, registrou a abertura de 264 empresas de atividades profissionais científicas e técnicas. O setor de construção ficou em quarto lugar, com 165 novas empresas abertas.

Comércio é atividade que mais abre empresas (Divulgação)

No relatório divulgado pela Jucepi, de janeiro a maio deste ano, o Piauí registrou a abertura de 3.066 empresas, sendo que desse total, 1.419 estão em Teresina e, em seguida, vem as cidades de Parnaíba (153), Floriano (134), Picos (131), Bom Jesus (67), São Raimundo Nonato (62), Uruçuí (57), Oeiras (38), Piripiri (35) e Altos (35).

Leia Mais

Gráfico de atividades que mais abriram empresas (Fonte: Jucepi)

A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, observa que o ritmo de abertura de empresas em 2022 está mais lento que o ano anterior e que isso se deve a diversos fatores.

"Em 2021, estávamos saindo da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e passaram a empreender, por isso, foi um ano atípico na abertura de empresas. Mas mesmo assim, os dados indicam que 2022 está melhor que os anos de 2019 e 2020, e isso está acontecendo como um ajuste natural do mercado e, reflete também, a atividade econômica do Brasil", explica Alzenir Porto.

Alzenir Porto diz que a Jucepi implementa açõs apra reduzir tempo de legalização de empresas (Divulgação)

Jucepi quer melhorar ambiente de negócios

A Jucepi segue implementando ações para melhorar o ambiente de negócios no Estado, reduzindo o tempo de legalização das empresas. No início do ano, foi lançado o projeto balcão único que reúne cinco etapas da abertura da empresa, desde o registro ao licenciamento, num único fluxo dentro do sistema on-line Piauí Digital.

Outro projeto em andamento é automatização da consulta prévia de localização dos maiores municípios piauienses, a exemplo de Teresina que responde por mais da metade das empresas abertas no estado. A Jucepi já automatizou a consulta prévia de nome empresarial, o que reduziu bastante o tempo de registro, que no mês de maio, por exemplo, ficou em 1 dia e 13h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES