Salão de Genebra começa com elétricos, minis e mais novidades

Evento suíço abrirá as portas para a imprensa nesta terça-feira (1º).

Volkswagen Golf | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As portas do Salão de Genebra abrem para a imprensa especializada nesta terça-feira (1º). O evento deste ano, que está na 81ª edição, vem com força e traz diversos lançamentos e protótipos. O destaque são para 24 marcas e seus mais de 40 destaques. A diversidade de produtos no evento reflete o bom humor do mercado europeu , que somente agora começa a sentir os primeiros sinais de recuperação da crise econômica que abalou o mundo em 2008.

O público poderá conferir todos os lançamentos e conceitos entre os dias 3 e 13 de março. O G1 participará do evento e trará todas as novidades do mundo quatro rodas.

Alfa Romeo

A italiana reserva as versões 2011 dos modelos Giulietta e MiTo. O Giulietta é equipado com motor 1.4 turbo de 172 cv, acoplado à transmissão automática de dupla embreagem. Ele vem com sistema start-stop. A outra versão do Giulietta que estará em Genebra será a topo de linha Quadrifoglio Verde 1750 TBi, com motor 1.8 turbo alimentado por injeção direta, que desenvolve 238 cavalos de potência e 34,6 kgfm de torque.

Já o compacto MiTo foi totalmente renovado. Ela tem agora novas opções de cores externas e internas, além de uma extensa lista de equipamentos opcionais e uma versão Quadrifoglio equipada com motor 172 cv de quatro cilindros.

Audi

A Audi reserva o conceito que antecipa as linhas da próxima geração do A3 - prevista para estrear em 2012. A novidade é ?um sedã de três volumes e quatro lugares", como a marca define. O motor turbo de cinco cilindros tem 408 cavalos de potência e distribui a força em nas quatro rodas por meio da transmissão S tronic de sete velocidades e a tração integral permanente.

O RS3 Sportback também estará no evento. Ele vem com motor 2.5 de cinco cilindros com injeção direta de combustível, ligado a uma transmissão de sete velocidades S tronic. O propulsor tem 342 cv de potência máxima.

BMW

A marca alemã apresentará a versão de produção do elétrico BMW ActiveE. O ActiveE servirá de teste para tecnologias que serão incorporadas ao futuro da BMW em modelos elétricos, como o EV Megacity, com lançamento previsto para 2013. O motor elétrico produz 170 cavalos de potência e 25,4 kgfm de torque. Assim, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge a velocidade máxima limitada eletronicamente de 145 km / h. O modelo vai dividir o destaque no estande da marca alemã com os protótipos Vision CD Roadster e ConnectedDrive Vision.

Chevrolet

A versão de produção do Cruze hatch será apresentada em Genebra. Do modelo conceitual, o hatch final perdeu alguns recursos como as tiras de LEDs no para-choque dianteiro, os faróis em tom azul e as luzes claras da traseira. Sob o capô, estarão disponíveis duas versões a gasolina, de 1.6 e 1.8 litro, e uma 2.0 turbo diesel de 163 cavalos de potência. As vendas na Europa começam em 2011. No Brasil, o modelo irá substituir o hatch Astra e é aguradado entre o final de 2011 e o início de 2012. No segundo semestre deste ano chega a versão sedã.

Ferrari

A Ferrari apresenta a FF (Ferrari Four), a primeira Ferrari a contar com tração nas quatro rodas, desenvolvida completamente pela fabricante italiana. Segundo a Ferrari, o sistema 4RM é 50% mais leve do que um normal. O modelo traz sob o capô o novo motor 6.3 V12 com injeção direta e 660 cv de potência a 8.000 rpm. Com o auxílio da transmissão de dupla embreagem utilizada em competições, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcança velocidade máxima 335 km/h.

Ford

A Ford estreia o conceito B-Max, uma aposta da fabricante norte-americana no segmento de minivans compactas, que na Europa é liderado pelo Opel/Vauxhall Meriva. O cinco lugares B-Max terá portas traseiras deslizantes. A versão de produção do conceito será a menor oferta na gama europeia da Ford de minivans, que inclui o C-Max, Grand C-Max, S-Max e Galaxy.

Honda

A Honda vai estrear o conceito EV, que traz as linhas da nova gama de modelos elétricos da marca, que começa com o lançamento do EV Fit. A versão elétrica do monovolume será lançada em 2012 nos Estados Unidos e no Japão.

A montadora também vai mostrar um novo híbrido plug-in, em uma plataforma de sedã médio previsto para estrear em 2012.

Infiniti

O conceito Infiniti Etherea será o carro de entrada da marca para atrair jovens consumidores. Segundo a Infiniti, o conceito tem um perfil diferente de qualquer outro na classe de compactos premium, por isso não será apenas uma versão menor de um carro de luxo tipicamente conservador.

Jaguar

A Jaguar Cars celebra neste ano o 50º aniversário do modelo Jaguar E-Type, apresentado pela primeira vez durante o Salão de Genebra de 1961. Para comemorar a data, na edição deste ano do evento suíço, o veículo percorrerá as mesmas ruas que fez há cinco décadas.

Outro modelo exposto será a versão esportiva (S) do XKR. De acordo com a fabricante, a novidade acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e quebra a barreira dos 300 km/h e pode chegar a 318 km/h com o pacote de desempenho.

Lamborghini

A Lamborghini lançará o substituto do Murciélago, que deve se Aventador. O superesportivo tem estrutura em fibra de carbono e suspensão montada ao estilo da Fórmula 1. O motor é um V12 com 700 cavalos de potência. Para deixar o carro o mais leve possível, a cabine foi construída como um módulo único e pesa apenas 147,5 kg. O peso total do esportivo é 229,5 kg, o que favorece à economia de combustível.

Lancia

A Lancia, empresa pertencente ao grupo Fiat, vai apresentar a nova geração do Ypsilon, modelo que é baseado na plataforma do Fiat 500 e será vendido como Chrysler no mercado europeu. O carrinho mantém o estilo introduzido pela Delta e traz carroceria pintada em duas cores. No velho continente, a novidade irá rivalizar com Audi A1 e o Mini Cooper. A Lancia reserva ainda para o Salão de Genebra o sedã grande Thema, baseado no Crysler 300 C, e as versões cupê e conversível do Flavia, o Chrysler 200 europeu.

Mazda

A Mazda apresentará o conceito de SUV compacto, batizado de Minagi. Ele seria a entrada da fabricante japonesa neste segmento. Assim, concorreria com Hyundai ix35, Ford Kuga, Volkswagen Tiguan e Nissan Qashqai.

Volkswagen

A Volkswagen vai apostar no Golf Cabrio (conversível) mais uma vez. A nova versão, feita com base na sexta geração do modelo, tem duas portas, capota de lona elétrica e leva até quatro pessoas. Estarão disponíveis seis opções de motorização, entre versões turbinadas, a gasolina e a diesel, equipadas com dupla embreagem ou o sistema BlueMotion.

Outra novidade é o Tiguan 2012. O modelo terá três novos motores, entre eles, um a gasolina 2.0 TSI de 212 cavalos de potência. As potências vão variar entre 112 cv e 212 cv.

Além disso, o estúdio de design de Giorgetto Giugiaro irá apresentar dois conceitos para a marca, que traçarão os futuros produtos da Volkswagen.

Volvo

A Volvo a versão híbrida plug-in a diesel da perua V60. O carro conta com um motor elétrico com bateria de íon-lítio de 12-kWh, que gera 70 cavalos de potência, e um turbodiesel 2.4 litros, com 215 cv. Eles podem funcionar em conjunto ou separadamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES