Setor da produção industrial registrou queda e tem o pior desempenho em 19 anos

Setor quebrou sequência de queda no final de 2009, mas fecha o ano com -7,4%

Setor teve queda muito alta | Reprodução/R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção industrial brasileira em 2009 não conseguiu segurar os impactos da crise financeira do ano anterior e fechou o ano em queda de 7,4%, na maior perda desde 1990, quando registrou 8,9%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A leve melhora do setor foi registrada no quarto trimestre do ano passado, de setembro até dezembro, quando interrompeu a sequência de quedas ao ter avanço de de 5,8% frente ao mesmo período de 2008. No entanto, o resultado mensal ainda foi negativo.

No mês de dezembro, a produção industrial teve diminuição de 0,3% em relação ao mês anterior. Esse foi o segundo resultado negativo do setor, que somou uma perda de 1,2% entre outubro e dezembro.

Em relação a dezembro de 2008, houve expansão de 18,9% no setor, o que demonstra a recuperação do setor frente à crise internacional. Na ocasião, o crescimento da indústria foi de 5,2%.

A maior queda foi registrada pelo setor de material eletrônico e equipamentos de comunicações (-12,2%). Em seguida, vieram veículos automotores (-1,2%), alimentos (-1,0%), têxtil (-4,0%) e outros equipamentos de transportes (-4,2%).

Os resultados positivos vieram do setores: produtos de metal (11,3%), farmacêutica (6,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,3%) e outros produtos químicos (1,3%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES