Setor de serviços tem alta de 0,2% em abril, aponta IBGE

Estimativa mediana do mercado apontava para uma alta mensal de 0,50%

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os serviços tiveram alta de 0,2% na passagem de março para abril, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (14). No mês anterior, o setor havia registrado avanço de 1,7%.

A estimativa mediana do mercado apontava para uma alta mensal de 0,50%. Na comparação com abril de 2021, o volume de serviços cresceu 9,4% —14ª taxa positiva consecutiva.

Transporte de passageiros teve alta (Foto: reprodução)

Com esse resultado, o setor fica 7,2% acima do registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19. Entre as altas, o IBGE destaca a variação de 2,3% registrada em abril pelas atividades de transporte de passageiros —0,1% acima do nível de fevereiro de 2020.

“Depois de dois anos e dois meses, o transporte de passageiros superou pela primeira vez o patamar pré-pandemia, ratificando, assim, a maior mobilidade da população, refletida no aumento das receitas das empresas que operam os transportes de passageiros nos seus diversos modais: aéreo, rodoviário e metroferroviário”, destaca o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. A atividade acumula um ganho de 27,7% entre novembro de 2021 e abril de 2022.

IBGE

Apesar do resultado positivo dos transportes de passageiro, a alta de serviços em abril ficou concentrada em dois setores:  informação e comunicação (0,7%) e serviços prestados às famílias (1,9%).

Nesse primeiro, o destaque continua sendo das atividades de tecnologia da informação, que atingiram o ponto mais alto da série histórica da pesquisa. “Durante o auge do isolamento por conta da pandemia, houve uma alta demanda desses serviços e esse movimento perdura até os dias atuais, com as empresas continuando a demandar serviços como o de desenvolvimento de softwares, de aplicativos de videoconferência ou de marketing digital”, diz Lobo.

Já em serviços prestados às famílias, a maior influência veio de alojamento e alimentação. “É um resultado que vem na esteira da continuidade do processo da retomada dos serviços de caráter presencial, notadamente, os bares e restaurantes”, diz.

Do lado das quedas em abril, os destaques ficam para transportes (-1,7%), serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%), e outros serviços (-1,6%). “Os dois primeiros interromperam uma sequência de cinco taxas positivas seguidas, enquanto o último, com a retração, eliminou o avanço de 1,4% de março”, diz o IBGE.

De março para abril, 12 das 27 unidades da Federação registraram avanço em serviços, com a maior alta no Rio de Janeiro (1%), beneficiado pelo carnaval fora de época que aconteceu em abril.

Outros destaques locais foram Espírito Santo (3,6%), Rio Grande do Norte (7,9%) e Ceará (2,4%). No lado das quedas, ficam São Paulo (-0,5%), Minas Gerais (-2,8%), Distrito Federal (-8,2%) e Rio Grande do Sul (-2,8%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES