Setor de Turismo gera 1 a cada 10 empregos formais no Brasil

Setor foi o responsável pela criação de mais de 27,2 mil novas vagas em todo o Brasil. Destaque vai para as empresas de alojamento e alimentação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor do Turismo foi responsável por um em cada dez empregos criados no Brasil durante o mês de fevereiro. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), analisados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Turismo indicaram que as atividades turísticas empregaram mais de 27,2 mil pessoas em todo o país.

As empresas de alojamento e alimentação foram as que mais criaram empregos no mês de fevereiro no setor. Foram mais de 15,4 mil vagas formais geradas pelos dois segmentos. O saldo foi positivo também para o segmento rodoviário, com a criação de 6,3 mil postos de trabalho. Ao todo, o turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas que empregam, anualmente, milhões de brasileiros.

Setor de alimentação foi destaque (Arquivo MTur)Para a ministra do Turismo, Daniela Carneirocontribuíram para o resultado a retomada de festas tradicionais no país e a alta temporada no setor. “O turismo tem demonstrado a sua força como importante motor da economia do país, estimulando a geração de emprego nas atividades ligadas ao Turismo no país, principalmente no contexto da retomada das atividades turísticas. Os dados só comprovam que estamos, cada vez mais, mostrando que o nosso setor é capaz de transformar a realidade da população brasileira e da economia do país”, destacou.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o maior crescimento do emprego formal no mês ocorreu no setor de Serviços, no qual o Turismo está incluído, com um saldo de 164.200 postos. Ao todo, o país gerou mais de 241,7 mil empregos, sendo mais positivo para mulheres, com geração de 125.311 postos, enquanto para os homens a geração foi de 116.474 postos.

NOVO CAGED – Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados. (Por Victor Maciel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES