Comércio: Sobe percentual de famílias endividadas em abril

Sobe percentual de famílias endividadas no mês de abril, diz comércio

Sobe percentual de famílias endividadas no mês de abril, diz comércio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A parcela de famílias brasileiras endividadas aumentou em abril. O mesmo aconteceu com a inadimplência, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em ambos os casos, as famílias com renda de até dez salários mínimos mensais lideram a alta.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quinta-feira pela CNC, mostrou que o percentual de famílias que declaravam ter algum tipo de dívida passou de 61,2% em março para 62,9% neste mês. No mesmo período do ano passado, 56,8% estavam endividadas.

De acordo com a economista da CNC, Marianne Hanson, a alta no endividamento é motivada pela redução nos juros bancários, que ocorreu em 2012 e no início deste ano. "As menores taxas serviram como um incentivo a tomar empréstimos", diz.

Para a economista, o aumento também é causado pelos gastos extras de início do ano. "Com o aumento de despesas com impostos e materiais escolares, muitas famílias recorrem ao crédito", afirma.

Para quem ganha até dez salários mínimos, o percentual de famílias com contas a pagar alcançou 63,8% em abril, ante 61,9% em março e 57,9% em abril de 2012.

Para aquelas com renda acima de dez salários mínimos, o percentual passou de 57,1%, em março, para 58,5% em abril. Em abril de 2012, a parcela era de 48,7%.

INADIMPLÊNCIA

Quando à inadimplência, a pesquisa apurou que o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso também aumentou, passando de 19,5% em março para 21,5% em abril.

O consumidor endividado é aquele que possui parte de sua renda comprometida com o pagamento de dívidas, mas consegue manter as contas em dia. Já o inadimplente é o que não consegue quitar suas dívidas, e acaba com o nome incluído em serviços de proteção ao crédito.

Marianne afirma que, no atual patamar, a inadimplência não preocupa, pois o índice está abaixo do observado em abril do ano passado (23%). "Houve uma queda muito forte no início do ano, e apenas parte dessa redução foi anulada em abril", diz.

Naquelas com renda até dez salários mínimos, o percentual de inadimplentes passou de 21,5% em março para 23,8% em abril de 2013. Em abril de 2012, 24,6% das famílias nessa faixa de renda haviam declarado ter contas em atraso.

Já no grupo com renda superior a dez salários mínimos, o percentual de inadimplentes alcançou 11,2% em abril de 2013, ante 10,4% em março de 2013 e 10,9% em abril de 2012.

Também cresceu a parcela de quem afirma não ter condições de pagar as dívidas, de 6,3% para 6,7%. Em abril de 2012, 6,9% das famílias estavam nessa condição. Entre as que têm renda até dez salários mínimos, a parcela aumento de 7% em março para 7,7% em abril de 2013.

Em abril de 2012, o indicador era de 7,6%. Naquelas com renda superior a dez salários mínimos o indicador alcançou 2,7% em abril, ante 3,1% em março e 2,3% em abril de 2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES