Soja faz o Piauí alcançar superávit recorde na balança comercial

O crescimento foi o maior de todo o país e mostra o protagonismo do Estado na produção da oleaginosa

Soja | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A balança comercial piauiense obteve um superávit de U$ 148,4 milhões, no primeiro trimestre. É um recorde para o período, além de registrar o maior crescimento do país, algo em torno 1.800%, na comparação com o ano passado. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia que apontou a soja como o responsável por esse crescimento estratosférico. De cada 100 dólares que entraram no Estado, esse ano, em torno de 65 foram provenientes da venda do produto ao exterior.

Balança comercial piauiense obteve um superávit de U$ 148,4 milhões - Foto: Arquivo/JMNE não é pra menos. Segundo o acompanhamento da safra brasileira de abril, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Piauí deverá registrar a maior produtividade de soja de sua história, com média de 3.6 kg por hectare (56,8 sacas/ha), colocando-o à frente, em termos de rendimento, dos demais produtores da região do Matopiba, área compreendida entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e que é considerada uma das últimas fronteiras agrícolas do país.

A expectativa da safra de soja, deste ano, no Piauí se aproxima das 3,3 milhões de toneladas de grãos, um crescimento de 20,6% em relação à colheita de 2021. Na verdade, trata-se do maior percentual de crescimento entre os estados produtores de soja no país. O Mato Grosso, por exemplo, que é o maior produtor de soja do Brasil em quantidade, tem previsão de crescimento de apenas 7,3%, ou seja, menos da metade do que o Piauí deve crescer.

Para Alzir Neto, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI), essa é uma grande oportunidade de mostrar o que o estado pode oferecer. “Os resultados são muito satisfatórios. Uma safra recorde que a gente começou a colher e com isso o Piauí mostrando que tem uma capacidade de produzir muito por hectare, mostrando que tem técnica, tem precisão no trabalho e tem votação para agricultura”, pontuou, lembrando que as chuvas deste ano, também, ajudaram bem.

E bota ajuda nisso, hein. As chuvas foram boas durante todo o período, segundo a meteorologia. Porém, as ocorridas em março foram fundamentais para a consolidação das lavouras de primeira safra. Houve aumento de 5,4% da área devido à conjuntura favorável do mercado. A maioria das lavouras se encontram em enchimento de grãos e maturação. Cerca de 85% das lavouras estão em boas condições. “E olha que o período chuvoso ainda não terminou de fato”, lembrou Alzir.

Piauí se transformou em um mar de soja

Em virtude desse conjunto de fatores e a grande produtividade da soja, a área de semeadura do Piauí vem girando em torno de 893,2 mil hectares, um aumento de 8% frente à temporada passada. Apelidado de “caçulinha”, o Estado começou os investimentos no agronegócio da soja há cerca de 25 anos apenas e cresceu mais de 20% nesse intervalo, saindo de 2.5 milhões de toneladas para mais de 3 milhões de toneladas.

Safra de soja no Piauí se aproxima das 3,3 milhões de toneladas - Foto: Jornal MNO cenário da soja no Piauí é tão bom que o estado vem sendo protagonista esse ano em eventos nacionais. O primeiro ocorreu ainda em fevereiro, na Fazenda Progresso, no município de Sebastião Leal, no extremo sul piauiense. Lá, foi promovido, pela primeira vez na história, a abertura da colheita nacional da oleaginosa. Dezenas de produtores de todo o país estiveram no local para falar da produção nacional de soja e das expectativas futuras.

“Antes o que era um Cerrado, foi transformado em um mar de soja. Teremos uma safra recorde e o Piauí tem capacidade de mais do que dobrar a sua produção de grãos. Acredito que isso acontecerá nos próximos dez anos”, afirmou Alzir Neto, presidente da Aprosoja-PI, destacando que o nível de técnica e de precisão das lavouras mostra a aptidão do estado em vencer os gargalos da produção do estado, como a infraestrutura e a logística.

5G no Agro: Piauí é o primeiro a utilizar a tecnologia

Outro evento de destaque ocorrido no Piauí, esse mais recente, foi o lançamento da tecnologia 5G no agronegócio, que aconteceu no final de março, na Fazenda Ipêno município de Baixa Grande do Ribeiro, também na região sul do Estado. O lançamento, inclusive, contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. O produtor Prioti Lacsqui, dono de fazenda naquela região, comentou sobre a chegada da nova tecnologia.

Piauí vem sendo protagonista em eventos nacionais sobre soja “Vamos ter um desempenho bem maior com a tecnologia 5G, com certeza. Teremos economia de combustível, por exemplo, com os cálculos melhores, onde as máquinas vão atuar e de que forma elas vão agir. Isso sem falar na internet mesmo. Estaremos conectados de fato e de forma mais rápida com o mundo”, comentou o produtor, ressaltando que já está investindo em pecuária, também.

Daniel Leste, também produtor de soja, da Fazenda Lagarto, no município de Santa Filomena, no sul do Piauí, reforçou que a chegada da tecnologia vai ampliar ainda mais a produtividade. Ele comentou que a safra deste ano foi uma das melhores de todos os tempos. “Finalizei a colheita de soja na minha fazenda e a produtividade foi excelente,  muito boa mesmo, muito, também, porque choveu bem, não tivemos estresse pela chuva, esse ano”, enfatizou.

Estado se sobressai na colheita do grão

Entretanto, apesar do destaque do Piauí, a safra de soja nacional não deve crescer este ano, conforme análise da Conab. Um dos motivos é que houve redução no volume estimado de exportações, passando de 80,16 milhões de toneladas para 77 milhões de toneladas, motivada por um maior direcionamento para a produção e exportação de óleo, em detrimento do grão. Já em relação ao milho, a venda externa deve passar de 35 milhões de toneladas para 37 milhões de toneladas neste levantamento.

Exportações do grão na safra 2022 deve ter elevação de 77%“Acreditamos que o aumento da produção brasileira, alinhada à demanda internacional aquecida, deverá promover essa elevação de 77,8% das exportações do grão na safra 2022, compreendida entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023”, avalia o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira. Ainda assim, a colheita da safra de soja de 2022 do Brasil está em 76,4% da área total esperada até o final de março, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercados.

De acordo com a entidade, na semana anterior, a colheita estava em 69,9%. A Pesquisa apontou que os trabalhos estão bem adiantados em relação ao ano passado, que tinha índice nesta época de 66,9% e também em relação à média normal para o período, que é de 68,9%. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os trabalhos já estão virtualmente finalizados, um claro avanço para o período ante o ano passado.

Outro dado que também chama a atenção são os números da região do Matopiba. Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia estão com o estágio de colheita muito à frente do que o registrado em 2021. Assim, Piauí é o que mais se sobressai: aumento comparativo de 52%. No lado negativo, apenas São Paulo e Santa Catarina, com 85% e 36%, respectivamente, possuem evolução inferior à que era registrada no mesmo período de 2021, quando o estado paulista contava com 87% da área colhida e o catarinense com 42%.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES