Startup criada na UFPI produz “carne” de caju desidratada

Concentrado de fibra de caju desidratada, produzida por startup incubada na UFPI

Torta de carne de caju com legumes | Divulgação UFPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem apoiado a popularização de resultados de pesquisas realizadas na Instituição, para que o conhecimento produzido se transforme o quanto antes em benefícios à sociedade.

Um dos frutos recentes dessas pesquisas é o desenvolvimento de um concentrado de fibra de caju desidratada, conhecida popularmente como "carne" de caju, uma opção interessante para incrementar a alimentação do público vegetariano/vegano.

O produto é resultado de pesquisa realizada por docentes e discentes da UFPI, que atuam na FitoFit®️, uma startup incubada na Universidade. Nesta quinta-feira (02), a "carne" de caju desidratada vai virar ingrediente de preparação vegetariana/vegana e será servida para apreciação do público do Restaurante Universitário (RU).

Concentrado de fibra de caju (Divulgação)

O concentrado de fibra de caju desidratada aproveita o bagaço da polpa do caju, que é geralmente desperdiçado em 80%, segundo pesquisas, após a retirada da castanha ou preparo de suco, cajuína ou isotônicos. Este será o segundo teste, dessa vez em maior escala, com o público vegetariano do RU I.

A proposta para um teste com a "carne" de caju desidratada recebeu o apoio a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), que acompanhou os pesquisadores na visita ao RU para acompanhar a produção do prato à base de "carne" de caju. A ideia foi bem recebida pela equipe de nutricionistas do RU Central, que vislumbrou no produto uma forma de enriquecer o cardápio vegetariano oferecido aquele dia no restaurante. “Achamos interessante trabalhar com a fibra de caju desidratada, porque a população vegetariana já tem uma dieta bastante restrita”, afirma a nutricionista Sueli Teixeira, coordenadora dos RUs da UFPI.

Torta com carne de caju e legumes (Divulgação UFPI)Receita foi aprovada por nutricionistas da UFPI

A receita desenvolvida para o primeiro experimento foi aprovada pelas nutricionistas da UFPI, tanto pelo sabor, textura e apresentação do prato, quanto pelos seus benefícios à saúde, pois as fibras da carne de caju contribuem com a melhora do trânsito intestinal e reduzem os níveis de colesterol sanguíneo. Para o teste piloto, foi preparada uma torta de fibra de caju com vegetais.

Luís Júnior, pró-reitor de pesquisa e inovação com coordenadora dos RUs (Divulgação)

Segundo Sueli Teixeira, o objetivo foi produzir um prato rico em fibras e proteínas. “Tivemos o cuidado de acrescentar legumes para que os vegetarianos consumissem um alimento com conteúdo proteico, já que sua dieta é bem restritiva em fontes de proteína por não consumirem carne. Além da fibra de caju, utilizamos cenoura, pimentões coloridos, azeitona, abobrinha e ervilha, que poderia ser substituída por grão-de-bico”, ressalta Sueli.

Empresa nasceu na UFPi e foi incubada na INEAGRO

A startup que desenvolveu o concentrado de fibra de caju é uma empresa nascida na Universidade e incubada na INEAGRO/UFPI, e o pesquisador responsável pelo projeto é o Prof. Lívio César.

Ele explica que a ideia para o produto se deu ao observar a grande quantidade de “carne” de caju que seria desperdiçada após a produção de isotônicos à base de cajuína, durante o desenvolvimento de um projeto de doutorado da aluna Luane Morais do RENORBIO/UFPI em 2019.

“O bagaço do caju, fora da geladeira, dura mais ou menos três horas, porque começa a fermentar e estraga muito facilmente. Então desenvolvemos um método natural para estabilizar as enzimas e diminuir a concentração de taninos, sem adição de substâncias químicas ou qualquer processamento que interfira na integridade da fibra do caju”, explica o pesquisador.

Professor Lívio César, responsável pela pesquisa (Divulgação)

Projeto pretende desernvolver concentrado com fibra de caju e farinha de feijão caupi

Atualmente um projeto de doutorado RENORBIO/UFPI da aluna Priscila Osório objetiva desenvolver um concentrado fibro-protéico associando a fibra do caju a farinha do feijão caupi aumentando ainda mais as possibilidades de inclusão nas refeições.

Como não há safras de caju o ano inteiro, a pesquisa desenvolveu uma forma de conservar a fibra do caju. “Na entressafra, nós temos a fibra desidratada, que pode durar até dois anos na prateleira, de acordo com nossas pesquisas. Dessa forma, conseguimos facilmente alcançar a próxima safra, então nunca vai haver desabastecimento”, explica o Prof. Lívio.

A pesquisa recebeu apoio da Fadex, Fapepi, INEAGRO, SEBRAE e INCT RENNOFITO/CNPq.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES