Taxa de desemprego no Brasil sobe para 8,8% no primeiro trimestre de 2023

O nível da ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, foi estimado em 56,1%

Contingente de pessoas ocupadas no Brasil no 1º trimestre de 2023 foi de 97,8 mi | Fernanda Capelli
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação do primeiro trimestre de 2023 atingiu 8,8%, um aumento de 0,9 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (7,9%) e uma queda de 2,4 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior (11,1%).

A população desocupada no país, que totalizou 9,4 milhões de pessoas, aumentou em 10,0% (ou 860 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior, mas apresentou uma redução de 21,1% (ou menos 2,5 milhões de pessoas) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente de pessoas ocupadas no Brasil no primeiro trimestre de 2023 foi de 97,8 milhões, o que representa uma queda de 1,6% (ou menos 1,5 milhão de pessoas) em relação ao trimestre anterior e um aumento de 2,7% (ou mais 2,6 milhões de pessoas) em relação ao mesmo período do ano anterior. 

O nível da ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, foi estimado em 56,1%, apresentando uma queda de 1,0 p.p. em relação ao trimestre anterior (57,2%) e um aumento de 1,0% p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior (55,2%).

A taxa composta de subutilização, que leva em conta pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e aquelas que fazem parte da força de trabalho potencial, foi de 18,9%, um aumento de 0,4 p.p. em relação ao trimestre anterior (18,5%) e uma queda de 4,3 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior (23,2%). 

A população subutilizada, que totalizou 21,6 milhões de pessoas, manteve-se estável em relação ao trimestre anterior e apresentou uma redução de 19,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já a população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas, que totalizou 5,0 milhões de pessoas, apresentou uma queda de 7,7% em relação ao trimestre anterior e uma redução de 23,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Durante o trimestre de janeiro a março de 2023, a população fora da força de trabalho totalizou 67 milhões de pessoas, registrando um aumento de 1,6% em relação ao trimestre anterior (1,1 milhão a mais) e de 2,3% na comparação anual (1,5 milhão a mais).

A população desalentada, que representa aqueles que desistiram de procurar emprego, manteve-se estável em relação ao trimestre anterior, totalizando 3,9 milhões de pessoas. No entanto, em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 15,7% (723 mil pessoas a menos). 

O percentual de desalentados na força de trabalho ou desalentada foi mantido em 3,5% em relação ao trimestre anterior e diminuiu 0,6 p.p. em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Durante o trimestre móvel de janeiro a março de 2023, o número de empregadores (4,2 milhões) permaneceu estável em ambas as comparações.

O número de empregados no setor público (11,8 milhões) teve uma queda de 2,8% em relação ao trimestre anterior, mas cresceu 4,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A taxa de informalidade foi de 39,0% da população ocupada (equivalente a 38,1 milhões de trabalhadores informais), o que representa uma queda em relação ao trimestre anterior (38,8%) e ao mesmo trimestre do ano anterior (40,1%).

O rendimento real habitual médio (R$ 2.880) permaneceu estável em relação ao trimestre anterior e apresentou um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A massa de rendimento real habitual (R$ 277,2 bilhões) ficou estável em relação ao trimestre anterior e cresceu 10,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A força de trabalho (pessoas ocupadas e desocupadas) foi estimada em 107,3 milhões de pessoas durante o trimestre móvel de janeiro a março de 2023, o que representa uma queda de 0,6% em relação ao trimestre anterior (menos 685 mil pessoas) e estabilidade em relação ao mesmo período do ano anterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES