Desemprego atinge a menor taxa para janeiro em 10 anos, diz IBGE

O desemprego cresce tradicionalmente em janeiro quando muitas pessoas voltam a procurar uma vaga após as festas de final de ano

A taxa de janeiro deste ano, porém, é a mais baixa para o mês em 11 anos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da saída de trabalhadores temporários do mercado de trabalho, a taxa de desemprego subiu para 5,4% em janeiro --havia sido de 4,6% em dezembro, a mais baixa da série história do IBGE, iniciada em março de 2002. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego do instituto e foram divulgados nesta terça-feira.

O desemprego cresce tradicionalmente em janeiro quando muitas pessoas voltam a procurar uma vaga após as festas de final de ano, quando a busca é reduzida. Além disso, empregados temporários são dispensados, principalmente no comércio.

A taxa de janeiro deste ano, porém, é a mais baixa para o mês em 11 anos. O primeiro resultado do IBGE para janeiro é de 2003, já que esta série foi iniciada em março de 2002. Em 2012, o percentual havia ficado em 5,5%.

Com esse cenário, o número de pessoas ocupadas cresceu 1,2% em janeiro na comparação com igual mês de 2012 e caiu 1,2% em relação a dezembro. De dezembro para janeiro, 293 mil pessoas perderam seus empregos.

Já o total de desocupados subiu 17,2% de dezembro para janeiro, o que corresponde a 195 mil pessoas à procura de trabalho. Na comparação com mesmo mês do ano passado, houve alta de 1,4% ou 18 mil pessoas a mais nas seis regiões metropolitanas onde a pesquisa é realizada.

SETORES

Dentre os setores, os que mais fecharam vagas de dezembro para janeiro foram construção civil (-5,2%), comércio (2,1%), serviços domésticos (-5,9%) e o ramo de educação, saúde e administração pública (-2,1%).

Em números absolutos, ocorreram mais dispensas no comércio (96 mil vagas de um mês para o outro) e na construção (95 mil). Num primeiro sinal positivo após um ano de 2012 ruim para o emprego industrial, o número de ocupados no setor cresceu 1,5% --ou 55 mil postos de trabalho abertos nas seis regiões pesquisadas.

Considerando a forma de inserção da mão de obra no mercado de trabalho, o emprego com carteira ficou praticamente estável (alta de apenas 0,1%) de janeiro para fevereiro. A maior parte das vagas fechadas em janeiro foi de empregados sem carteira assinada, categoria que registrou queda de 5,4% na comparação com dezembro --ou 134 mil pessoas ocupadas a menos.

Em relação a janeiro de 2012, o emprego com carteira subiu 4,1% (459 mil pessoas a mais). Já as contratações sem contrato de trabalho recuaram 1,6% nessa base de comparação.

Segundo o IBGE, o rendimento teve variação de -0,1% de janeiro para dezembro e foi estimado em R$ 1.820. Em relação a janeiro de 2012, houve alta de 2,4%.

PANORAMA

O mercado de trabalho não refletiu em 2012 o fraco crescimento econômico: o desemprego foi o mais baixo desde 2003, início da atual série histórica, e a renda do trabalhador cresceu no maior ritmo desde 2004, segundo o IBGE.

O descompasso resultou do alto custo de demissões e da escassez de mão de obra em alguns setores, o que fez empresários segurarem trabalhadores e aceitarem pagar melhores salários.

Foi reflexo ainda do crescimento maior do PIB em atividades que ocupam mais pessoas, como comércio e serviços, dizem analistas. Os dados do PIB de 2012 serão divulgados na sexta-feira e analistas preveem alta de apenas 1%.

Nesse cenário, a taxa média de desemprego ficou em 5,5% em 2012, a menor desde 2003. Já o rendimento subiu 4,1%, o melhor desempenho da série história, graças também ao forte reajuste do salário mínimo, segundo especialistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES