THE: Restaurantes a quilo são flagrados lesando os clientes

As empresas onde foram encontradas irregularidades foram autuadas e têm dez dias para defesa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os restaurantes do tipo self-service de Teresina são alvo, durante toda esta semana, de fiscalização do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi). O trabalho que teve início no dia 14 deste mês, já flagrou irregularidade em 100% dos dez estabelecimentos visitados. A fiscalização engloba os restaurantes do centro de Teresina e dos shoppings da cidade e também insere os locais de venda de sushis.

O diretor geral do Imepi, José Messias Júnior, explica que não necessariamente os consumidores estão sendo lesados pelos restaurantes que foram notificados, mas todos eles apresentam algum tipo de irregularidade. A mais comum é desrespeito à Portaria nº 97, de 11 de abril de 2000, que estabelece que todos os estabelecimentos que trabalham com a comercialização de comida no quilo deixem visíveis informações sobre o peso do prato, que é chamado tecnicamente de tara, utilizado pelo consumidor. ?A tara deve estar ao lado da balança e se não estiver, é irregular?, disse José Messias.

As empresas onde foram encontradas irregularidades foram autuadas e têm dez dias para defesa, os argumentos serão analisados e ao final poderá ser aplicada multa que varia entre R$ 100,00 e R$ 1,5 milhão, dependendo do porte do estabelecimento. ?Nosso objetivo não é multar, nós queremos que os estabelecimentos se adaptem e assim garantam que o cliente não seja lesado?, argumentou.

José Messias alertou aos proprietários de estabelecimentos comerciais de Teresina que eles poderão tirar dúvidas através da ouvidoria do Imepi (0800 281 1411).

A operação, que se estenderá até sexta-feira dessa semana, está acontecendo no horário da tarde e início da noite, fora do horário de trabalho dos fiscais do Imepi, que é de 7h30 às 13h30. Essa, segundo José Messias, é uma operação extraordinária e faz parte da mudança de foco do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Imetro).

?Nós passamos muitos anos fiscalizando produtos e hoje percebemos que os fabricantes já estão se adequando às exigências do Imetro. Uma prova disso, foi a fiscalização feita nas papelarias de Teresina, que não encontrou nenhuma irregularidade. Por isso, vamos mudar um pouco o foco e começar a fiscalizar também os restaurantes, para que eles também passem por esse processo de adequação?, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES