Tomate pesa no bolso e registra inflação de 28,64%

O tomate é um dos itens que faz parte das refeições da maior parte dos brasileiros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Presente na salada, no molho, na pizza, o tomate é um dos itens que faz parte das refeições da maior parte dos brasileiros e constantemente aparece como um dos violões da inflação. Em abril deste ano, o item registrou alta de 28,64% mesmo que o grupo de alimentos e bebidas tenha apresentado deflação de março para abril — passou de 1,37% para 0,63%. Informações do R7.

A gerente de modernização do mercado hortigranjeiro da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab), Joyce Oliveira, afirma que o clima impacta bastante nos preços no começo do ano. “Essa variação acentuada de preços do tomate e das hortaliças é característica do primeiro semestre do ano por condições climáticas, como o excesso de chuvas”

Tomate teve alta em abril. Imagem/Reprodução/Internt.

“A tendência é que os primeiros dias de maio já demonstrem uma pequena redução no preço do tomate. Está melhorando a oferta e os preços voltaram a patamares mais baixos”, diz.

O especialista em finanças da Faculdade Arnaldo, de Belo Horizonte (MG), Alexandre Miserani explica que uma série de fatores influenciam os altos preços do tomate, como a sazonalidade, a alta procura e a distribuição.

“O tomate, como qualquer verdura, tem uma estação que floresce mais que os outros, mas a demanda do tomate acontece no ano todo”, afirma. Como a demanda pelo item é sempre grande, já que faz parte dos produtos mais consumidos pelos brasileiros, a baixa oferta aumenta os preços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES