Transcerrados vai impulsionar e fortalecer exportação de grãos do Piauí

Os quatro estados devem atingir uma produção de grãos de 36 milhões de toneladas na próxima década numa área plantada de 9,3 milhões de hectares em 2030/31.

Rodovia Transcerrados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O agronegócio brasileiro tem alavancado a economia brasileira e segundo projeção do Ministério da Agricultura para 2030/2031, a MATOPIBA tem uma dinâmica diferenciada de crescimento. 

Na última década, a produção de grãos nessa região passou de 14 milhões de toneladas na safra 2011/2012 para 27,6 milhões em 2020/2021. Os quatro estados devem atingir uma produção de grãos de 36 milhões de toneladas na próxima década numa área plantada de 9,3 milhões de hectares em 2030/31.

Uma peça importante para o processo de escoamento da produção nos cerrados piauienses para os outros estados da MATOPIBA é a Rodovia Transcerrados, que compreende a PI-397 e a PI-262 (estrada da Palestina) e será administrada através de uma parceria público privada (PPP). 

Rodovia é importante para o agronegócio piauiense 

Concessionária

A concessionária Grãos do Piauí, vencedora da licitação da PPP na Bolsa de Valores do Brasil, é responsável pelos serviços públicos de construção, manutenção, implantação de melhorias e operação de 276,8 km de estrada, que abrange 25 municípios no Piauí.

“A MATOPIBA é de extrema importância socioeconômica porque detém os melhores índices de produção e produtividade das culturas de soja e milho que são exportados para outros estados e países. A região é chave para o desenvolvimento da agricultura e para a segurança alimentar”, comenta a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura.

Agronegócio responde por 10% do PIB

O agronegócio no Piauí é fator importante no crescimento econômico e social, participando em torno de 10% da composição do PIB (Produto Interno Bruto) do estado quando comparado a outros setores da economia. Entre as principais culturas cultivadas nos cerrados piauienses estão a soja, o milho e o algodão. 

Nas Exportações, o agronegócio alcança próximo de 90% das receitas, segundo informações da Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro). Dois dos principais compradores da soja piauiense nos últimos anos são a China e Estados Unido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES