Turismo deve encerrar ano com faturamento de R$ 151 bilhões

Segmentos que registraram os resultados mais expressivos, a partir de abril, foram os de transporte aéreo (83,9%) e serviços de alojamento e alimentação (61,9%)

Centro de Salvador | Márcio Filho/MTUR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O turismo no Brasil deve encerrar o ano de 2021 com crescimento de 16% no faturamento e a expectativa é alcançar R$ 151 bilhões. Apesar de 22% inferior ao registrado no período pré-pandemia, o percentual de alta sinaliza a consolidação da trajetória de recuperação do setor. A avaliação é do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o País vive a retomada das atividades, graças ao avanço da vacinação da população e ao compromisso do Governo Federal na distribuição de vacinas para todos os brasileiros. “Nos últimos feriados, os hotéis nos principais destinos nacionais registraram taxas de ocupação acima de 75%. E só no feriado de Finados, quase dois milhões de passageiros voaram por meio dos principais aeroportos do país”, acrescentou.

Segundo o estudo da FecomercioSP, os segmentos que registraram os resultados mais expressivos, a partir de abril, foram os de transporte aéreo (83,9%) e serviços de alojamento e alimentação (61,9%), que também foram os principais impactados pela pandemia.

Turismo registra aumento da atividade turística Márcio Filho /MTur)

Projeção é de aumento em diversas atividades

Para as atividades culturais, recreativas e esportivas (que no 1º semestre sofreram queda de 7,4%), a projeção é de um aumento de 11,7% na segunda metade deste ano, encerrando 2021 com elevação de 1,9%. Ainda de acordo com o estudo, diante do aumento da imunização, “a tendência é que haja cada vez mais aumento de público e atividades no próximo ano, dando condições para uma recuperação mais robusta”.

Selo Responsável

Para promover um ambiente mais seguro no setor de turismo, o Ministério do Turismo lançou, ainda no ano passado, o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Trata-se de uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19 e que está disponível a 15 segmentos turísticos. Atualmente, o Selo conta com mais de 30 mil adesões



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES