Turismo gerou 2 em cada 10 empregos do setor de serviço no mês de agosto

As empresas de alojamento e alimentação foram as que mais criaram postos de trabalho no período

Turismo gera emprego | Arquivo MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Turismo nacional segue gerando emprego e renda para os brasileiros. Isso porque, no mês de agosto, o segmento gerou cerca de duas em cada dez novas vagas de empregos do setor de serviços, atividade econômica que mais contratou no período. As informações são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP)divulgado nesta quinta-feira (29.09).

As empresas de alojamento e alimentação foram as que mais criaram empregos no mês de agosto no setor. Foram aproximadamente 16,5 mil vagas formais geradas pelos dois segmentos. O saldo foi positivo também para o segmento rodoviário, onde houve a criação de 3,4 mil postos de trabalho. Ao todo, o turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas que empregam, anualmente, milhões de brasileiros.

Emprego gerados no turismo (Divulgação MTur)

Recentemente, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) divulgou também a retomada de mais de 270 milhões de empregos em todo o mundo em 2021. A entidade revelou ainda que o setor gerou mais 18,2 milhões de novos postos de trabalho, alta de 6,7% em relação ao ano anterior. Para a próxima década, a WTTC estima um crescimento médio anual de 5,8% na geração de empregos, que devem totalizar 126 milhões de vagas até 2032.

Recuperação 

Em outubro de 2021, o setor de Turismo já havia recuperado as perdas da pandemia com um cenário positivo em quase todo o país. Segundo a pesquisa, na região Norte, contudo, as contratações foram aceleradas somente em 2022 a partir do fortalecimento do turismo de negócios, com destaque para os estados do Amapá (+81%) e Amazonas (+66%).

Já em relação às capitais, os melhores resultados na comparação com 2021 estão em Curitiba/PR (+96%), Macapá/AP (+72%) e São Luís/MA (+66%) cidades que são, ao mesmo tempo, emissoras de turistas de lazer e representantes do segmento de turismo de negócios e eventos. A classificação, segundo a pesquisa, é a combinação propícia para os resultados positivos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES