Turismo registra mais de 4 mil contratos em linha de crédito do Fungetur

Linha de crédito para o turismo registra mais de 4 mil contratos assinados, preservando cerca de 39 mil empregos

Recursos do Fungetur permitiram a manutenção de mais de 39 mil empregos em todo o país. | Cacio Murilo/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fundo Geral do Turismo (Fungetur) foi acessado por mais de quatro mil empreendimentos em todo o país. A estimativa é de que o acesso ao crédito por meio das 4.159 operações contratadas tenha preservado ou gerado pelo menos 39,5 mil empregos diretos.

 Os recursos possibilitaram desde a capitalização de empresas para suporte ao seu funcionamento até a realização de obras de infraestrutura turística. 

Os números são relativos a estimativas quanto à contratação do crédito emergencial de R$ 5 bilhões liberado, ainda no ano passado, em apoio ao setor, com o objetivo de manter postos de trabalho e empresas diante da pandemia de Covid-19. A maior parte dos contratos já assinados (97%) teve como objetivo o acesso a recursos para capital de giro, dinheiro necessário para bancar o funcionamento de uma empresa.

Recursos do Fungetur permitiram a manutenção de mais de 39 mil empregos em todo o país. Crédito: Cacio Murilo/MTur

Apoio ao turismo

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que o Fungetur, tem sido um aliado no apoio ao setor e na proteção de quem tira do turismo o seu sustento. “O maior capital de qualquer empresa é a sua força de trabalho. E é para garantir a manutenção destes profissionais que o Ministério do Turismo assegurou o crédito histórico de R$ 5 bilhões para apoiar o setor por meio de uma linha de crédito exclusiva. É muito satisfatório saber que estes recursos estão ajudando diversas empresas, mantendo empregos, gerando emprego, renda e contribuindo para a retomada do setor”, aponta.

Linha de crédito

Operado pelo Ministério do Turismo, o Fungetur é destinado, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas. 

Para acessar a linha de crédito, os empreendedores que atuam no setor de turismo precisam ter registro no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos) e procurar uma das instituições financeiras credenciadas a operar o Fungetur. As instituições financeiras, por sua vez, farão a análise dos pedidos e a aprovação da liberação dos recursos.

Os recursos podem ser usados para capital de giro; aquisição de bens, como máquinas e equipamentos; realização de obras de construção, modernização e ampliação para a retomada de atividades; e reformas em geral em empreendimentos paralisados pela pandemia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES