Urbanização cria oportunidades de negócios no Piauí

A profissão do urbanista fomenta a criação de vários negócios e possui boa demanda no Piauí

Urbanismo abre oportunidades de negócios no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (08), comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo, a área que traz desenvolvimento para municípios, colaborando para o bem estarde toda uma população. Os fatores que integram um urbanista vão além de sua própria profissão, dando espaço para fomentar outros negócios e possuindo uma boa demanda no mercado de trabalho do Piauí.

Parque Lagoas do Norte, área exemplo em projetos de urbanismo (Foto: Divulgação)Impulsionado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, a profissão possui diversas ramificações para áreas de trabalho. Gerardo Fonseca, Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil explica sobre a formação de seu trabalho. “Nossa formação é muito abrangente quando nos prepara para atuar nos espaços desde o privado, até o público nas diversas escalas. Ou seja, somos habilitados, profissionalmente, para projetar um ambiente, uma edificação, um bairro e/ou uma cidade.” 

Gerardo Fonseca, Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Foto; Arquivo Pessoal)Direcionado  a organização estrutural do município, o urbanismo atrelado à arquitetura, possui a função de trazer melhor qualidade de vida para as pessoas.

“Um loteamento bem estruturado, um bairro mais humanizado e uma cidade com fluxos organizados nos garante qualidade devida. Esta é a nossa missão enquanto Arquitetos  e  Urbanistas”, expõe Gerardo.

Possuindo uma visão de quem está cursando a área, o jovem Eliton Almeida, estudante da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é um exemplo da futura geração de urbanistas. O universitário discorre sobre a estrutura educativa do curso.

“Na área de urbanismo se estuda primeiramente a parte teórica como base das grandes civilizações do passado até aos dias atuais. Visto essa primeira parte teórica, mais à frente, na parte de urbanismo, partimos ao projeto de urbanismo.”

“O mercado de trabalho é mais tradicional, se vê a atuação de urbanistas de fato dentro de prefeituras e outras esferas do governo. Especificamente o urbanista, encontrará mercado nessas esferas. Essa é uma área bastante ampla, com uma gama enorme de especializações para exercer”, diz Eliton sobre sua perspectiva  do mercado de trabalho e sua amplitude.

Ainda com visão de mercado de trabalho, quem se desenvolve como um bom profissional tende a possuir mais espaço nas áreas ofertadas. Manuela Santiago, profissional formada em Arquitetura e Urbanismo, argumenta seu panorama sobre como se encontra o mercadona capital. “O mercado de trabalho voltado para a arquitetura está em ótimo momento. A casa virou uma protagonista em 2021, as pessoas se voltaram para casa. As pessoas pensam em detalhes, pensam em mobilidade. No momento o mercado está excelente.”

Mariana Santiago, profissional formada em Arquitetura e Urbanismo (Foto: Arquivo Pessoal)A arquitetura está estruturada juntamente com o urbanismo, a mesma possui uma disposição direcionada para espaços que garantam o conforto da população, seja para residências ou áreas de lazer, entre outros espaços criados para atender as pessoas.

É evidente que o urbanismo ocupa um espaço essencial na sociedade, garantindo por meio de planejamentos, o desenvolvimento de um município, acelerando a economia e dando movimentação para quem deseja abrir um negócio. De forma coerente, o bom planejamento de uma cidade, como a mobilidade urbana para o livre acesso de ir e vir, garante uma melhor possibilidade de locomoção garantindo compras, diminuição no gasto de combustível, entre outros fatores que integram melhor a facilidade da abertura de negócios.

O urbanismo se mostra uma “via de mão dupla”, onde o trabalho de amplificação gerado pelos profissionais da área garantem o acréscimo do serviço de empreendedores, expandindo o aumento na organização da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES