Vale demitirá cerca de 300 funcionários

Empresa informou que vão retornar ao trabalho a partir do dia 1º de junho 1.300 pessoas que estavam em licença remunerada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mineradora Vale decidiu demitir aproximadamente 300 pessoas em mais um ajuste do número de funcionários em meio à demanda menor por seus produtos no mercado global, informou a companhia nesta sexta-feira.

Segundo a empresa, foi realizado um acordo com vários sindicatos para possibilitar o desligamento de funcionários que já estão aposentados, mas continuam trabalhando, ou de trabalhadores que já possuem condições de se aposentar.

Ao mesmo tempo, a empresa informou que vão retornar ao trabalho a partir do dia 1º de junho 1.300 pessoas que estavam em licença remunerada.

A empresa disse que precisou fazer ajustes em sua estrutura devido ao retorno dos operários que estavam em licença remunerada, já que a demanda por minério de ferro e outros metais ainda não voltou para níveis favoráveis.

Assim, optou pelo desligamento de trabalhadores que já possuem alguma renda ou estão aptos a obterem benefícios de aposentadoria, seja do sistema oficial ou do fundo de pensão da empresa, o Valia.

Os cortes irão ocorrer em várias unidades da empresa no Brasil, mas a Vale não informou quais. Os demitidos terão direito a um pacote de desligamento que inclui quatro salários e seis meses de plano de saúde.

Este é o terceiro corte de funcionários realizado pela Vale desde o início da crise econômica global.

No fim do ano passado a empresa demitiu 1.300 pessoas. Nesse ano foram dispensados mais 900 trabalhadores na unidade de níquel sediada no Canadá, a Vale Inco.

Além disso, milhares de funcionários foram colocados em licença remunerada, com parte deles já tendo retornado ao trabalho.

A Vale mantém atualmente 62 mil funcionários em todo o mundo, 47 mil deles no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES