Veja a diferença no ranking das maiores empresas de1989 para 2021

Antes da sessão de perguntas e respostas, Buffett compartilhou dois slides em um exercício que ilustra como é difícil escolher vencedores no mercado de ações.

economia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Escolher ações é tão difícil que até Buffett comete erros

"Recomendo o fundo de índice S&P 500 e o faço há muito, muito tempo para as pessoas", disse Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway (BRK-A, BRK-B), na reunião anual de acionistas da empresa no sábado.

"E nunca recomendei a Berkshire a ninguém porque não quero que as pessoas a comprem porque acham que estou os jogando em alguma coisa."

Claro, a Berkshire é um enorme conglomerado de US $ 630 bilhões com todos os tipos de negócios sob seu guarda-chuva. Mas na comunidade de investidores, a empresa é mais conhecida por sua carteira de ações de $ 282 bilhões. Um portfólio supervisionado por Buffett, que é amplamente considerado o maior investidor de todos os tempos graças à sua habilidade na escolha de ações.

E, portanto, não importa o que Buffett diga, sempre haverá aqueles que tentarão espelhar seu desempenho rastreando suas declarações públicas e monitorando os registros regulatórios da Berkshire.

Se você seguiu o conselho de Buffett e comprou o índice no ano passado, provavelmente não está reclamando: o S&P superou o desempenho da Berkshire em 16 pontos percentuais em 2020.

Ainda assim, nada disso vai impedir as pessoas de questionar e criticar os vários negócios da Berkshire.

Buffett e Munger reconhecem negociações mal cronometradas

A primeira pergunta dos acionistas durante as perguntas e respostas de uma hora de duração da reunião foi sobre a decisão de Buffett de se desfazer das ações da companhia aérea em seus níveis mais baixos durante a pandemia COVID-19 - ações que geraram retornos extraordinários no ano desde que Buffett divulgou a venda.

Buffett entrou em detalhes sobre como essas companhias aéreas podem ter realmente se beneficiado da venda da Berkshire, uma vez que potencialmente acelerou o apoio financeiro do governo. Mas seus motivos fundamentais para vender não mudaram.

"Eu ainda não gostaria de comprar o negócio de companhias aéreas", disse ele.

Mas ele não se esquivou do ponto da questão, razão pela qual a Berkshire parecia "temerosa quando os outros eram gananciosos". Na verdade, ele lembrou ao público que a Berkshire também reduziu sua participação em bancos, que também tiveram desempenho superior ao do mercado no ano passado.

"Olhando para trás, você sabe, teria sido melhor estar comprando", admitiu Buffett. "Não considero este um grande momento na história da Berkshire. Mas também temos mais patrimônio líquido do que qualquer empresa nos Estados Unidos sob os princípios contábeis."

É claro que esses fundos do mercado só se tornam claros em retrospectiva. E o braço direito de Buffett, Charlie Munger, foi direto ao ponto.

"É uma loucura pensar que alguém vai ser inteligente o suficiente para economizar dinheiro e depois sair para o último andar em alguma crise maluca e gastar tudo", disse Munger em resposta a uma pergunta sobre por que a Berkshire não era mais aquisitiva em março de 2020. "Sempre há uma pessoa que faz isso por acidente. Mas esse é um padrão muito difícil. Qualquer pessoa que espera isso da Berkshire Hathaway está fora de si."

E assim, embora Buffett e Munger possam se orgulhar de investir em bons negócios que acabaram gerando retornos atraentes, eles não pretendem exatamente comprar no fundo do poço e vender no topo.

'Um grande argumento para fundos de índice'

Antes da sessão de perguntas e respostas, Buffett compartilhou dois slides em um exercício que ilustra como é difícil escolher vencedores no mercado de ações.

O primeiro slide listou as 20 maiores empresas do mundo medidas pela capitalização de mercado em 31 de março de 2021. Incluía nomes familiares como Apple (AAPL), Saudi Aramco, Microsoft (MSFT), Amazon (AMZN), Alphabet (GOOG, GOOGL) , Facebook (FB), Tencent e Tesla (TSLA) na parte superior.

"Quantas dessas empresas estarão na lista daqui a 30 anos?" ele perguntou. "O que você acha? Pense nisso você mesmo."

Em seguida, ele apresentou um slide listando as 20 principais empresas de 1989.

"Nenhum dos 20 de 30 anos atrás está na lista atual", disse ele. "Nenhum. Zero."

"É um lembrete de que coisas extraordinárias vão acontecer", disse ele. "Estávamos tão seguros de nós mesmos como investidores e de Wall Street em 1989 como estamos hoje. Mas o mundo pode mudar de maneiras muito, muito dramáticas."

Para ter certeza, os slides de Buffett incluíam muitos nomes de fora dos EUA que você nunca encontraria em um fundo de índice S&P 500. Mas seu ponto geral é que é melhor investir amplamente do que colocar todo o seu dinheiro no que parecem ser os vencedores.

"É um grande argumento para os fundos de índice", acrescentou Buffett. "A principal coisa a fazer era estar a bordo do navio."

Para levar adiante seu ponto, ele também argumentou por que não é nem mesmo o suficiente saber quais indústrias irão prosperar ou quebrar. Ele observou que a emergente indústria automobilística dos EUA no início dos anos 1900 finalmente viu mais de 2.000 empresas automotivas formadas.

"Claro, você se lembra que em 2009, havia três sobrando - dois dos quais faliram", disse ele. "Portanto, escolher ações envolve muito mais do que descobrir o que será uma indústria maravilhosa no futuro."

Durante a assembleia de acionistas, Buffett repetidamente reiterou sua recomendação aos investidores para comprar fundos de índice em vez de escolher ações como ele faz. Como diz Myles Udland: "O conselho de Buffett, como sempre, é fazer o que eu digo, não o que eu faço."

Embora, como Buffett disse neste fim de semana, "não é tão fácil quanto parece".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES