Veja como descobrir se é mais econômico abastecer com álcool ou gasolina

Saiba mais sobre o recente aumento do preço da gasolina que fez com que muitos brasileiros pensassem em optar pelo álcool ao abastecer.

combustível | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O preço dos combustíveis no Brasil está aumentando cada vez mais. Nesse sentido, no dia 11 de março (sexta-feira) a Petrobras anunciou que haveria mais um aumento no preço da gasolina, o que gerou grande indignação por parte dos brasileiros. Sendo assim, os brasileiros se perguntam se vale mais a pena utilizar a gasolina ou o álcool. Saiba como chegar a essa resposta a seguir.

O preço da gasolina aumentou de R$ 3,25 para R$ 3,86, o que corresponde a um aumento de 19%. É importante ressaltar que esse aumento diz respeito ao preço vendido pela Petrobras às distribuidoras, então chega ao consumidor final ainda mais cara.

Saiba se é mais econômico abastecer com álcool ou gasolina. (Foto: Reprodução)

Leia Mais

Sendo assim, diante do aumento do preço da gasolina nos postos, muitas pessoas se manifestaram indignadas. Além disso, a população começa a analisar se de fato vale a pena abastecer seu automóvel com gasolina ou se é melhor utilizar de um outro combustível, como o álcool.

Qual combustível escolher: álcool ou gasolina?

Para fazer essa análise, existe um cálculo que irá te responder qual combustível é melhor para o seu carro. De modo geral, há uma regra que diz que o álcool vale mais a pena se ele custar até 70% do preço da gasolina

No entanto, com a evolução dos motores essa regra não é necessariamente correta. Com isso, é importante fazer a conta específica para o desempenho do seu carro. Funciona basicamente dessa maneira:

  1. Confira o desempenho do seu carro quando abastecido com álcool e também quando abastecido com gasolina. Lembrando que o desempenho corresponde a quantos km seu carro roda com 1 litro do combustível.
  2. Faça a divisão do desempenho do álcool pelo valor do desempenho da gasolina
  3. Após fazer isso, multiplique o resultado por 100 e você terá a porcentagem de rendimento com álcool em relação à gasolina.
  4. Faça a divisão do preço do álcool pelo da gasolina e multiplique por 100 para obter a porcentagem da relação do preço dos dois.
  5. Se a porcentagem no cálculo do desempenho for maior que a do cálculo do preço, o álcool é mais vantajoso. Caso contrário, opte pela gasolina.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES