Vendas no comércio avançam no Brasil: Saiba os Estados líderes e lanternas!

Os números revelam um cenário positivo nas vendas em 23 das 27 Unidades da Federação.

Vendas no comércio crescem no Brasil | Jefferson Rudy/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O comércio varejista registrou um avanço nas vendas durante o mês de março de 2023 em comparação a fevereiro do mesmo ano, com um aumento de 0,8% no volume de vendas, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a março de 2022, o crescimento foi de 3,2%, e nos últimos 12 meses, o aumento foi de 1,2%. No primeiro trimestre de 2023, o comércio apresentou um crescimento de 2,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os números revelam um cenário positivo nas vendas em 23 das 27 Unidades da Federação. Os estados que registraram as maiores altas foram o Espírito Santo, com um aumento de 5,7%, seguido pela Paraíba, com 5,4%, e Alagoas, com 4,8%. Por outro lado, quatro estados apresentaram quedas nas vendas: Rio de Janeiro (-2,0%), Distrito Federal (-1,4%), Tocantins (-1,1%) e Maranhão (-1,0%). No Piauí, a variação foi positiva em 2,9%

Leia Mais

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o crescimento foi ainda mais expressivo, com um aumento de 3,6% de fevereiro para março. Dos 27 estados, 22 registraram resultados positivos. Tocantins foi o destaque, com um crescimento de 22,3%, seguido por São Paulo, com 14,1%, e Paraná, com 8,9%. Por outro lado, cinco estados apresentaram queda nas vendas: Rio Grande do Sul (-4,0%), Ceará (-1,7%), Roraima (-1,4%), Rio Grande do Norte (-1,3%) e Maranhão (-0,8%).

Em relação a março de 2022, o comércio varejista teve um aumento de 3,2%. Cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram crescimento, com destaque para combustíveis e lubrificantes (14,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,8%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,1%) e móveis e eletrodomésticos (2,0%). Por outro lado, três setores tiveram queda: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-12,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (-8,0%) e tecidos, vestuário e calçados (-7,3%).

No comércio varejista ampliado, o crescimento em relação a março de 2022 foi de 8,8%, com destaque para veículos e motos, partes e peças (10,7%) e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,6%). O setor de materiais de construção teve uma queda de 5,1%.

É importante ressaltar que o setor de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou um crescimento de 5,6% em comparação a março de 2022, sendo o primeiro resultado positivo desde janeiro de 2023. No acumulado do ano até março, a atividade registra uma queda de 0,7%, menos intensa do que a queda acumulada até fevereiro, que foi de 5,1%.

Os dados da PMC permitem acompanhar o desempenho do comércio varejista no país, analisando a receita bruta de revenda em empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais funcionários, cuja atividade principal é o comércio varejista. Desde 1995, a pesquisa fornece resultados mensais da variação do volume e da receita nominal de vendas para o comércio varejista e varejista ampliado (incluindo automóveis e materiais de construção) em todo o Brasil e nas Unidades da Federação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES