Vendas no varejo devem crescer 2% entre maio e julho, projeta Ibevar

Levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo mostra que o comércio deve se recuperar lentamente ao longo de 2021

Fachada da loja Riachuelo, em São Paulo- Foto: Divulgação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O varejo passa por um momento extremamente desafiador. As vendas apresentaram a famosa “recuperação em V”. Agora, a curva se parece com o símbolo de raiz quadrada, com as vendas estagnadas no mesmo patamar desde dezembro do ano passado. 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga os números oficiais do desempenho do varejo. O último levantamento divulgado foi o de março deste ano, quando as vendas do varejo caíram 0,6% em relação ao mês anterior. Mais cedo, em fevereiro, as vendas subiram 0,6% na comparação com janeiro. Ou seja, o comércio está praticamente no zero a zero nos últimos meses.

Porém, uma projeção do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) mostra que o varejo deve começar uma curva ascendente. Um levantamento enviado com exclusividade para o CNN Brasil Business mostra que o varejo deve crescer 0,93% em maio na comparação com as vendas de abril e 2% entre maio e julho. A estimativa cabe para o varejo restrito, que desconsidera veículos, autopeças e materiais de construção.

Fachada da loja Riachuelo, em São Paulo- Foto: Divulgação

Destaque para o segmento de Supermercados, que deve apresentar alta de 1,61% em maio. Os supermercadistas, porém, devem ficar 6,22% abaixo do resultado de maio do ano passado. 

Tecido, Vestuário e Calçados também devem apresentar alta de 1,61% e continuar o rali em junho e julho, quando é esperado que o segmento cresça 1,15% e 0,82%, respectivamente. 

Para o varejo restrito, em geral, a tendência é de alta até o início do segundo semestre. Em junho, o Ibevar projeta alta de 0,77% nas vendas ante maio. Em julho, a expectativa é de crescimento de 0,34%. 

Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar, afirma que o varejo seguirá crescendo no segundo semestre. “Acreditamos em uma retomada gradual do varejo, a menos que algo muito inusitado aconteça. Com a vacinação avançando, mesmo que em ritmo menor que o desejado, a confiança do consumidor e do varejista será retomada”, afirma. 

O crescimento do varejo se dará pela base de comparação fraca depois de um 2020 difícil.

*Com informações da CNN.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES