Vigilância orienta e apreende no Mercado do Peixe

Nos mercados Central e do Peixe, os fiscais, além de orientar a população apreenderam em Teresina

os mercados Central e do Peixe, os fiscais, além de orientar a população | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretoria de Vigil?ncia Sanit?ria (Divisa), da Secretaria Estadual de Sa?de (Sesapi), em parceria com a Ger?ncia de Vigil?ncia Sanit?ria de Teresina e a Secretaria Especial de Aq?icultura e Pesca do Minist?rio da Agricultura visitou neste s?bado (15) os maiores centros de venda de pescado em Teresina. Nos mercados Central e do Peixe, os fiscais, al?m de orientar a popula??o e os vendedores, tiveram que apreender mais de 70 kg impr?prios para consumo.

A visita come?ou logo cedo no Mercado do Peixe, onde os fiscais entregaram material informativo e orientaram sobre como comprar e manipular os pescados. ?O que percebemos ? que no Mercado do Peixe, apesar de ainda ter que melhorar em algumas coisas, os vendedores tem cuidado com a higiene e com conserva??o do alimento?, explica a coordenadora do setor de Alimentos da Vigil?ncia Sanit?ria Estadual.

O banc?rio Valdenor Cunha faz quest?o de levar o filho de cinco anos para aprender a comprar peixe. "? importante saber escolher. Verificar se os olhos est?o brilhantes, se quando apertar a carne volta imediatamente para o lugar, tudo. Peixe ? um alimento saud?vel, mas se n?o for escolhido de forma correta pode causar muitas doen?as?, diz Valdenor.

Para a dona de casa Edna Evangelista, comprar peixe tamb?m ? um programa familiar. Ela vai com a filha e o marido escolher o pescado que ser? consumido pela fam?lia. ?? um momento especial, que faz parte da vida da fam?lia, principalmente durante a Semana Santa. Por isso acho importante essa orienta??o porque basta que se oriente uma vez porque ningu?m esquece?, disse.

No Mercado Central, onde foram apreendidos v?rios quilos de peixe, o fiscal da Ger?ncia Municipal da Vigil?ncia Sanit?ria explicou que, apesar do objetivo das visitas serem principalmente de educar, a apreens?o ? importante. ?Estamos educando, mas n?o podemos deixar a venda um alimento que pode causar danos ? sa?de da popula??o?, explicou o fiscal Ludimar Ribeiro.

Durante a semana, os t?cnicos ainda dever?o visitar outros pontos na cidade para verificar a qualidade dos pescados e orientar a popula??o. ?N?o s? os pescados devem ser observados. Queijos e ovos tamb?m merecem aten??o. ? necess?rio conhecer a proced?ncia desses alimentos, se eles est?o no prazo de validade, de est?o acondicionados da forma correta. No interior j? orientamos as Vigil?ncias Municipais para ficarem atentas a tudo isso. J? enviamos material informativo e qualquer d?vida basta procurar a Vigil?ncia do seu munic?pio?, destaca V?nia Correia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES