Volta às aulas impulsiona a movimentação do comércio de livros usados

Pais estão à procura do custo benefício afim de garantir uma economia durante um período letivo

Venda de livros usados ganha força durante volta às aulas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o período letivo se aproximando, impulsionado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, as aulas presenciais já estão voltando a se firmar novamente no Piauí. A venda dos materiais escolares se intensifica, e os pais estão à procura do custo benefício afim de garantir uma economia durante um período de alta nos preços da lista de materiais.

Em principal investimento para os estudantes, estão os livros. Esses possuem preços variados, porém, não são todos os pais que conseguem garantir livros de primeira mão para seus filhos. Pensando nisso, empreendedores apostam na venda de livros usados como alternativa de renda extra e de economia para quem deseja adquirir os livros. Com diversas formas de serviço, as feiras livres, sebos, vendas via web e plataformas de comercialização, viabilizam a economia no orçamento familiar.

Voltas às aulas impulsiona a venda de livros usados (Foto: Divulgação)Sendo reutilizados e comercializados por um preço abaixo dos livros novos, o material deve possuir algumas exigências ao ser repassado para um novo dono. A qualidade dos livros deve ser levada em conta, além da redução justa do preço do usado diante da pesquisa do valor da obra de primeira mão. Roberto Pereira, empreendedor no ramo de livros usados na capital, conta quais são esses critérios necessários para a comercialização dos livros.

“Na venda dos livros, a qualidade de conservação garante o corte no preço estipulado comparado ao preço do material novo. A pessoa que deseja comprar ou trocar o livro receberá um desconto (muitas vezes metade do preço do livro novo) pelo material e assim ela não depende de um custo a mais”, explicou.

Famílias buscam economia e compras escolares

Não somente os empreendedores que se validam dessa opção de renda extra durante às voltas aulas, muitos pais e pessoas físicas conservam os livros dos filhos, afim de conseguir comercializar com estudantes de anos abaixo. A exemplo disso, temos o mecânico, Júlio Silva que para adquirir uma economia maior nos livros didáticos das duas filhas vende o material de anos passados para comprar os livros do próximo ano.

“Temos essa opção, pois os livros de primeira mão, às vezes, são muito caros. Vender os livros das minhas filhas que já foram usados me garante comprar, com uma renda guardada, os do ano que vem; ajuda muito”, relatou Júlio.

Os livros usados garantem economia para os pais nas compras escolares (Foto: Divulgação)Em feiras livres, sebos e outros espaço de comércio de livros usados são muito procurados pelos pais e disponibilizam diversos materiais exigidos pelas instituições de ensino. Existem também outras formas da venda de livros que podem ser reutilizados, conhecido como e-commerce, a prática de vendas pela internet facilita o acesso dos clientes à procura do livro desejado e garante uma maior divulgação para os comerciantes.

Redes sociais auxiliam na divulgação

Viviane Ribeiro faz a divulgação dos seus produtos por meio do marketplaces (espaço de compra e venda dos produtos) em plataformas. A empreendedora cita a facilidade do serviço e a garantia do produto com desconto nos livros usados. “As plataformas de comércio online são muito eficazes, ainda mais na venda de livros que já foram utilizados por outras pessoas. A gente garante a venda de forma justa e o vendedor recebe uma comissão por parte dos lojistas parceiros”.

Em meio às voltas aulas, o comércio de livro usados ganha força, se tornando uma alternativa de economia para os pais que optam por livros conservados e com preço acessível. Os vendedores e empreendedores que apostam na comercialização dos materiais conquistam uma renda extra de forma variável ao mercado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES