Wellington Dias defende cashback na reforma tributária. Como funcionará?

O ministro do Governo Lula defendeu a proposta como um mecanismo para viabilizar justiça social no Brasil.

Ministro Wellington Dias participou de audiência no GT da Reforma Tributária | Will Shutter/Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em audiência no Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara Federal na tarde de quarta-feira, 10 de maio, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI) fez uma defesa ao modelo do "cashback". De acordo com esse modelo, uma parte do imposto pago é devolvido diretamente à população. O líder da pasta quer que a iniciativa seja incluída na reforma tributária. 

Leia Mais

Nesse âmbito, o cashback contemplaria os brasileiros de baixa renda com a chamada regressividade do sistema tributário, no intuito de diminuir a carga tributária para a população mais pobre.

De acordo com Dias, o Cadastro Único (CadÚnico) serviria como uma baliza para a devolução do imposto, ou seja, pessoas cadastradas poderiam ter direito à devolução.

"Eu considero importante um mecanismo adequado o modelo cashback, ele garante uma condição real da gente chegar a quem realmente a gente quer que chegue, que espero que sejam os mais pobres", afirmou. "E é eficiente se a opção for ter o CadÚnico como referência."

O ministro defendeu a proposta como um mecanismo para viabilizar justiça social no Brasil.

"Esse sistema de desconto tem a vantagem de, sendo fixado em valor ou como for adequado, você tem como acontece com o imposto de renda, um desconto proporcionalmente mais representativo para os de mais baixa renda. Então, isso também é defensável", disse.

Diálogo com ministra argentina 

Recentemente, o ministro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do Brasil, Wellington Dias, recebeu a ministra Victoria Paz, da pasta do Desenvolvimento Social do governo argentino. Durante a reunião, eles abordaram a troca de experiências sobre questões sociais nos dois países.

De acordo com Wellington Dias, o encontro proporcionou uma oportunidade para compartilhar ideias sobre a experiência da Argentina, um país que demonstra preocupação com o bem-estar das crianças e dos jovens, além de cuidar daqueles que mais precisam. O ministro ressaltou que o Brasil também possui programas sociais com essa mesma preocupação e destacou o compromisso de trabalhar em conjunto, aproveitando a experiência dos dois países, visando alcançar o melhor para seus povos.

Victoria Paz expressou sua satisfação com o encontro e concordou com Wellington Dias, especialmente ao citar exemplos de ações como o Bolsa Família e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ministra argentina elogiou a comitiva do presidente Alberto Fernandez, que possui uma extensa agenda com o ex-presidente Lula e toda a equipe econômica brasileira. Ela ressaltou a importância de observar o que está sendo feito no processo do Bolsa Família no Brasil, além da reconfiguração que está ocorrendo na nova gestão de Lula e Wellington Dias. Victoria Paz também destacou a importância de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES