ZPE de Parnaíba será inaugurada dia 14 com 11 empresas instaladas

A partir da inauguração, a ZPE está legalmente constituída e se intensifica o processo de atração de empresas.

Victor Hugo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ZPE de Parnaíba vai ser inaugurada no dia 14 de fevereiro com a realização do IV Fórum Brasileiro de ZPEs e, segundo Victor Hugo Saraiva de Almeida, presidente da Investe Piauí e da ZPE Parnaíba, será entregue a Área de Despacho Aduaneiro, que será assumida pela Receita Federal com a finalidade de agilizar a exportação dos produtos e o recebimento de matérias primas e equipamentos importados.

Segundo Victor Hugo, a partir desta inauguração, a ZPE está legalmente constituída e se intensifica o processo de atração de empresas. "Na abertura já teremos um total de 11 empresas instaladas, sendo nove na área de tecnologia e duas indústrias, uma que atua na produção de cera de carnaúba e já exporta 400 toneladas do produto por mês e outra empresa que atua na área de pellets e briquetes, aglomerado de matéria orgânica para combustão”, disse.

Em funcionamento, essas empresas empregam um total de 120 trabalhadores na ZPE. "Esse é o número de pessoas empregadas já na inauguração", diz Victor Hugo, declarando que as expectativas são animadoras, pois há solicitação de projeto de mais empresas. "Elas solicitaram autorização e os projetos serão avaliados pelo Ministério da Economia", explica Victor Hugo.

Dentre as empresas interessadas estão fábricas de barcos, fábrica de tratores, equipamentos de kitesurf, fábrica de aguardentes, beneficiamento de pescados, entre outras. "São as primeiras empresas que pediram autorização, estão elaborando projetos que serão avaliados e, se aprovados, terão autorização para funcionar na ZPE.

Após a inauguração, a perspectiva é que muitas empresas possam vir para ZPE, que tem uma área de 313 hectares, das quais cerca de 30 hectares já se encontram implantadas com todo sistema viário, eletrificação, abastecimento d’água, saneamento básico, fibra ótica e outros itens estruturais.

Victor Hugo preside a Investe Piauí e a ZPE de Parnaíba (Divulgação)

Obra está concluída e vistoria da Receita Federal será em fevereiro

As ZPEs, segundo Victor Hugo, são distritos industriais com benefícios diferenciados para empresas que atuam em seu perímetro. Elas gozam de incentivos fiscais. "As empresas que se instalarem nas ZPEs são isentas de impostos para aquilo que for comercializado para o exterior", diz Victor Hugo, destacando que além dos benefícios próprios de zona de exportação, o distrito industrial é todo urbanizado, com água, energia, segurança armada, centro administrativo, centro de capacitação, área de despacho aduaneiro.

Segundo Victor Hugo, a obra está completamente concluída e será um diferencial para economia do Piauí. "A vistoria da Receita Federal será realizada no dia 3 de fevereiro", diz, destacando que para conclusão da obra, nesta atual gestão, foram investidos R$ 15 milhões.  Já o investimento total ultrapassa R$ 60 milhões.

Victor Hugo explica que a ZPE é autorizada pelo Ministério da Economia e as empresas precisam elaborar projetos que devem ser analisados e aprovados pelo órgão. Com a ZPE, a ideia é atender as empresas da região e muitas empresas, por exemplo, que hoje atuam no perímetro irrigado podem elaborar e submeter os projetos à análise do Ministério da Economia.

A ZPE vai ser administrada pela Investe Piauí, criada em abril de 2021, para melhorar o ambiente de negócios do Piauí, atrair empresas para o estado e administrar projetos de infraestrutura econômica. "Dentro da Investe Piauí estão programados a construção do distrito tecnológico de Teresina e dois parques empresariais, sendo um em Piripiri e outro em Picos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES