Editorial: Já é tempo de rever o isolamento social

Leia o editoral do Jornal Meio Norte publicado na edição desta terça-feira, 23 de junho de 2020

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por longo tempo, nessa árdua batalha de combate e prevenção ao Coronavírus, o Estado do Piauí vem se mostrando de modo correto quanto às medidas adotadas por seus governantes para manter o isolamento social e, desse modo, evitar que a propagação dessa infame epidemia fosse maior do que tem sido.

O Governador Wellington Dias e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, embora integrantes de partidos políticos diferentes e adversários, em nenhum momento subiram ao palanque. Adotaram, como se esperava, uma postura firme e coesa, de intensa colaboração, falando a mesma linguagem na proteção de milhares de vidas humanas. O Governador e o prefeito ficaram claramente ao lado da ciência, falaram a verdade às pessoas e deram demonstrações de que estavam ao lado delas no esforço para protegê-las. Isso deu resultados. As pessoas, na sua imensa maioria, se engajaram e colaboraram de maneira exemplar.

Na maior parte dos dias dessa longa e penosa jornada, que se iniciou ainda em março, o Piauí se manteve na liderança entre os Estados brasileiros no que se refere ao isolamento social. O reiterado apelo do Governador e do Prefeito da Capital para que as pessoas ficassem em casa, foi compreendido e atendido. No último fim de semana, por exemplo, enquanto em várias unidades da Federação os índices de isolamento social tenham ficado na casa dos 40%, no Piauí chegou a 53,4%.

Sem essas medidas governamentais e sem o entendimento e a colaboração da população para manter-se afastada das aglomerações, certamente o número de pessoas atingidas seria bastante superior aos mais de 500 mortos e aos mais de 15 mil infectados que já registramos.

Mas é, também, completamente compreensível que muitos setores das atividades econômicas do Piauí, de Teresina, e outras cidades,especialmente os seus serviços essenciais, clamem por uma volta gradativa e planejada à normalidade. E não são apenas empresários e prestadores de serviços que têm esse justo anseio. Sente-se nas próprias pessoas, nas donas-de-casa, nos pais de família, nos consumidores, uma visível vontade de contar com mais serviços e produtos que satisfaçam suas necessidades.

Se foi possível contar com o engajamento das pessoas no isolamento social que vem dando certo, cremos ser plenamente possível contar com essas mesmas pessoas, de forma consciente e responsável, na retomada gradativa de atividades que não envolvam aglomerações e se cerquem dos cuidados essenciais de proteção.

Outras partes do mundo já estão fazendo isso de forma vitoriosa, como é o exemplo de Nova York, nos Estados Unidos, que virou uma posição dramática de epicentro da pandemia, para transforma-se num modelo de isolamento engajado de sua sociedade, e hoje volta às atividades, planejadamente, dando-nos a lição de que é possível fazer do modo que eles vêm fazendo.

É claro, isso envolve participação, boa vontade e muita responsabilidade por parte de empresários, prestadores de serviços, lojistas, profissionais liberais, em plena sintonia com as autoridades públicas. Cercando-se de protocolos rígidos e de fiscalização incessante, podemos ter esse retorno mais cedo do que muitos imaginam. E a própria sociedade, que foi vetor extraordinário no entendimento de que era necessário isolar-se socialmente, certamente poderá exercer um papel relevante na tarefa de fiscalizar e denunciar os transgressores dos protocolos.

Será bom para todos que esta questão crucial seja revista o quanto antes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES