Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Educação de Teresina é avaliada com melhor índice de proficiência

Especialista em avaliação aponta resultado da educação de Teresina como acima da média

Compartilhe
Google Whatsapp

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) apresentou na manhã desta sexta-feira (22), os resultados dos testes do Sistema de Avaliação Educacional próprio de Teresina (SAETHE) aplicados com mais de 34 mil alunos da rede municipal de ensino pelo sistema de avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O desempenho mostrou que houve uma melhora na educação municipal revelando que Teresina é hoje a capital com melhor índice de proficiência do Brasil.

A avaliação é elaborada e aplicada por uma instituição externa para que se possa acompanhar a evolução do desempenho dos alunos da rede municipal. O SAETHE é implementado com as disciplinas basilares — Matemática e Português, em escolas municipais desde 2014. A supervisora de apoio a entrega do Centro de Políticas Públicas de Avaliação (Caed/UFJF), Wldirene Barbosa veio pessoalmente divulgar os dados.

Crédito: José Alves Filho

 “É algo relevante porque 80% das crianças estão sendo alfabetizadas no 1º ano numa condição de leitores muito iniciantes e esse percentual é consolidado também no 2º ano.  São leitores ativos e realmente alfabetizados com letramento pertinente ao período escolar. Teresina merece”, reconheceu a pesquisadora.

“As provas foram aplicadas em dezembro do ano passado e avaliamos ao final alunos o 2º período da educação infantil, 1º ano; 2º ano; 4º e 8º ano do ensino fundamental. Isso é uma forma de apontar aquilo que precisa ser ensinado para esses estudantes, então serve como um diagnóstico final para o ano seguinte. A cada ano temos melhorados os índices de aprendizagem de mais de 90 mil crianças”, caracterizou a Coordenadora de Avaliação da Semec, Geovanna Soraia.

Os números revelados mostraram que as escolas continuam no caminho certo. O prefeito Firmino Filho mensura que a ideia será continuar a avançar por Teresina porque outras capitais como Curitiba e Palmas que estão trabalhando duramente pela medalha de ouro na educação.

“Nós ao longo do tempo temos formatando um modelo de gestão na educação, modelo esse que tem planejamento, processo de operação descentralizado levando autonomia às escolas e tem também um importante alicerce da avaliação para saber se efetivamente a meninada está aprendendo e o que está aprendendo, onde está mais forte e mais fraco e assim buscamos reforçar nossa política de qualificação melhorando os resultados”, afirma.


O secretário municipal de educação, Kleber Montezuma considera a conquista muito importante para a rede municipal e agradeceu aos profissionais que se comprometem na aprendizagem das crianças. “Os resultados são relevantes e robustos e nos mostram que os alunos ainda no 1º ano estão sendo alfabetizados. Esse é um feito que tem relevância a nível nacional e nos orgulha muito os professores”, suscitou.


 O que se constata

Os índices obtidos serão utilizados pela SEMEC para reorientação dos educadores e direcionamento de projetos e programas, visando sanar as dificuldades detectadas e suprimindo falhas na transmissão, assimilação e construção do conhecimento no planejamento pedagógico. O modelo desenvolvido em Teresina está à frente de muitas capitais.

De acordo com a SEMEC, foi constatado nas duas disciplinas que parcela significativa dos alunos apresenta desempenho acima da média nacional em leitura, interpretação e resolução de cálculos básicos. Quando a questão envolve mais de uma operação matemática e o percentual de dificuldade aumenta, os alunos ficaram dentro do nível adequado.

A diretora da escola municipal Jornalista João Emílio Falcão, na zona Sul da capital, Socorro Silva, caracterizou o resultado como esperado. A avaliação contemplou também a produção de texto.  “Avaliamos o SAETHE como positivo até porque este ano temos a prova Brasil, e com isso precisamos estar avaliando nossos alunos tanto a nível de 1º ao 5º como do 6º ao 9º. Na produção de texto os alunos foram muito bem nas produções, eles se mostraram bastante coesos e coerentes e também na Matemática”, traçou a docente.



Número de estudantes avaliados:

2º período Ed. Infantil- 7.081 alunos avaliados, participação 94,7%

1º ano Ens. Fundamental –  6.752 alunos avaliados, participação 93,2%

2º ano Ens. Fundamental- 6.424 alunos avaliados, participação 92,6%

4º ano Ens. Fundamental – 6.748 alunos avaliados, participação 94,4%

8º ano Ens. Fundamental – 4.965 alunos avaliados, participação 94,8%


Proficiência média em 2018

Em Língua Portuguesa:

2º período Ed. Infantil- Nível Adequado = 98,2%

1º ano Ens. Fundamental – Nível acima da média = 63,8%

2º ano Ens. Fundamental- Acima da média =  71,2%

4º ano Ens. Fundamental - Acima da média =  32,3%

8º ano Ens. Fundamental - Acima da média =  13,9%


Escrita:

2º período Ed. Infantil- Nível acima da média = 80%

1º ano Ens. Fundamental – Nível acima da média = 80,5%

2º ano Ens. Fundamental- Acima da média = 86,8%

4º ano Ens. Fundamental - Acima da média = 54,1%


Em Matemática:

1º ano Ens. Fundamental – Nível acima da média = 28,1% e nível adequado= 48,1%

2º ano Ens. Fundamental- Acima da média =  38,0% e nível adequado =45,5%

4º ano Ens. Fundamental - Acima da média =  28,4% e nível adequado = 49,7%

8º ano Ens. Fundamental - Acima da média =  7,0% e nível adequado= 27,8%


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×