Educação fez piauiense romper fronteiras e conquistar mercado exterior

Dener Miranda conseguiu a partir da educação e de muito esforço mostrar que é possível vencer barreiras e realizar sonhos

Dener soube aproveitar as oportunidades na vida | Raissa Moraes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A educação fez o parnaibano Dener Miranda superar barreiras, cruzar fronteiras e realizar muitos de seus sonhos. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará, Dener fez todo ensino fundamental e médio na escola pública em Parnaíba, fez o curso técnico em informática e turismo. "Queria saber o que gostava de fazer", disse.

Dener descobriu o que queria e abraçou o mundo da informática, das novas tecnologias e está feliz da vida, morando em Parnaíba, trabalhando para empresas norte-americanas e europeias e, o melhor, empenhado em desenvolver projetos para capacitar jovens a entrar nesse mercado fascinante.

Dener sempre priorizou o conhecimento e os estudos - Raissa Moraes

Ciência Sem Fronteiras

Ao Jornal Meio Norte, Dener deixa claro que sempre priorizou os estudos, a formação, a disciplina e aproveitou todas as oportunidades que surgiram em sua vida e uma das mais impactantes foi o Ciência Sem Fronteiras, que o levou para Escócia, onde aperfeiçoou seu inglês, mas também o fez aprender novas culturas e experiências. "Infelizmente o programa foi extinto", lamentou.

Uma das últimas viagens que fez foi quando integrou a equipe do Governo do Piauí para Estônia do qual participaram o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; a presidente da Junta Comercial (Jucepi), Alzenir Porto e o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto com o objetivo de formalizar parcerias entre entidades para compartilhar conhecimentos.

Tudo tem sido ampliado com o mundo digital - reprodução internet

Estônia

Segundo Dener, uma das coisas boas que percebeu foi o fato de nessa missão, o Piauí também apresentou na Estônia projetos que funcionam bem, como por exemplo, a celeridade na abertura de empresas no estado. "É muito rápido, principalmente para empresas de baixo risco. Tudo é feito de forma digital. Então, nós levamos e trouxemos experiências", disse.

Programa tecnológico no PI totalmente integrado

Dener diz que a Uespi foi a primeira universidade do Brasil a firmar acordo de cooperação com  a universidade estoniana, a Tallinn University of Technology, famosa pela criação do skype.

"Com toda sua expertise, Dener informa que não tem uma empresa ou startup. "Tenho experiência, tenho trabalhado em startups e empresas internacionais desde 2016, iniciando com um estágio numa startup holandesa, mas o objetivo é criar uma nova empresa em Parnaíba com foco em exportação, sob minha liderança", disse.

A ideia, segundo Dener, é criar um programa tecnológico no Piauí totalmente integrado. A estrutura é para o ano que vem, abrir curso de formação para atender a academia e também estender à população.

Segundo Dener universidades têm bons profissionais - Raíssa Morais

Oportunidade

Com esse curso na Uespi, Dener diz que o objetivo é conseguir dar oportunidade aos alunos para exportação de serviços e trabalhos para empresas estrangeiras.

Para Dener, no Piauí, por meio do IFPI, universidades públicas já são formados bons profissionais. No entanto, muitos não passam por estágios e quando se formam, não despertam o interesse das empresas por falta de experiência profissional. "A ideia é que tudo seja estruturado para que o profissional participe do estágio, aprenda inglês e tenha colocação no mercado de trabalho e não dá para fazer isso sem integrar instituições de ensino, empresas e Governo", diz.

ZPE de Parnaíba, a proposta é tornar a ZPE um hub de exportação- reprodução

Proposta é tornar ZPE em hub de exportação de tecnologia

Em Parnaíba, Dener é atuante, trabalha na ZPE de Parnaíba e disse que a proposta é tornar a ZPE um hub de exportação de serviços em tecnologia. 

"Foi assim que entrei nesse projeto da Investe Piauí e na ZPE", explica, enfatizando que ele já exportava seus serviços para Espanha e Estados Unidos. "Atualmente trabalho em projeto de modernização para sistema de empresa e mídia da Califórnia, em Los Angeles", afirmou.

Para Dener, um dos maiores desafios do Brasil é o domínio da língua inglesa e orienta estudantes que busquem conhecer e aprender o inglês, pois saber esse idioma permite a abertura de muitas oportunidades.

Dener trabalha na ZPE de Parnaíba - reproduçãao internet

Oportunidade jovens

Dener reconhece que poderia morar e trabalhar em qualquer lugar do mundo. "Mas escolhi estar no Piauí trabalhando e colaborando. Assim como eu, quero que muitos outros jovens tenham oportunidade de crescer e conhecer o mundo profissionalmente", afirma.

Dener informa que a proposta da missão Estônia é trazer resultados positivos, os treinamentos serão realizados pela Uespi e a meta é internacionalizar empresas piauienses. "Queremos qualificar nossas empresas de tecnologia para que elas conquistem o mercado internacional", disse, declarando que daqui a 2 anos vislumbra o Piauí exportando serviços.

 Câmara Setorial de Tecnologia

Atualmente, o Piauí tem uma Câmara Setorial de Tecnologia com 200 membros, dirigida por Ricardo Dantas. O Piauí voltará a ser um estado exportador, como foi anteriormente e para isso, Dener acredita no poder transformador da educação, a determinação dos piauienses, o potencial do Piauí em energias renováveis e boas experiências em educação como de Cocal dos Alves, uma experiência que pode ser replicada em outras cidades, além do investimento estadual na educação.

"Nossa economia é pequena, mas tem oportunidade para crescer bem. Temos capacidade de criar estado sustentável, focado na preservação do meio ambiente", diz, afirmando que vislumbra o Piauí exportando serviços e tecnologias e aos jovens, ele avisa, que a Europa já apresenta uma grande demanda por profissionais de tecnologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES