Efeitos de uma má alimentação nas crianças começam a aparecer desde cedo

A correria do dia a dia também afeta as crianças. Sem muito tempo, os pais compram os produtos industrializados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alimentos industrializados estão à disposição nos supermercados, nos comércios menores, nas barracas montadas nas esquinas e até mesmo nas cantinas e lanchonetes das escolas. A rotina conturbada em que grande parte das pessoas vivem hoje faz com que o consumo destes alimentos seja cada vez maior. Assim, os alimentos naturais (mais saudáveis) ficam em segundo ou em terceiro plano.

A correria do dia a dia também afeta as crianças. Sem muito tempo, os pais compram os produtos industrializados, colocam na lancheira dos filhos e os mandam para a escola. Quando já conseguem comprar algo nas lanchonetes da escola, eles também optam pelas balas, pirulitos, doces, chicletes, chocolates, refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos do tipo chips, biscoitos recheados e salgados.

Mesmo sendo, a maioria deles, saborosos, o consumo rotineiro desses alimentos pode contribuir para o desequilíbrio da dieta e para o aumento de doenças ligadas à alimentação, como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, etc.

A alimentação equilibrada e balanceada, que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente é fundamental na infância, em que a alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos. É crucial uma alimentação saudável na fase fase escolar, já que os hábitos adquiridos na infância e na adolescência são levados para a vida adulta.

Quem não toma certos cuidados sente os efeitos de uma alimentação não balanceada, e estas consequências chegam ainda mesmo na infância. Isabela Lima Jales de, 8 anos e a irmã Yanni Lima Jales, de 5 anos, tiveram que mudar os hábitos alimentares ao apresentarem alguns problemas de saúde.

Segundo a mãe, Alberleide Lima Jales, elas começaram a apresentar falta de apetite e pouca disposição, então resolveu levá-las ao pediatra. “Levei as duas ao médico. A Isabela apresentou glicose alta e a Yanni, colesterol alto”, comenta a mãe ao frisar que o problema das duas tem relação com a má alimentação.

Seja em casa ou na escola, segundo o nutricionista Diego Damasceno, não podem faltar no cardápio das crianças alguns ingredientes, como as frutas e as verduras. Ele aponta que estes alimentos são indispensáveis pra atender as necessidades nutricionais da criança, no que diz respeito a fibras, minerais, vitaminas e, consequentemente, a um bom desenvolvimento do organismo das crianças.

“O consumo de leguminosas e de carne também é importante. Além disso, não pode faltar o leite, que um alimento proteico, rico em cálcio, e que tem relações com a estrutura óssea da criança, que está ligado ao seu processo de crescimento”, elenca Diego.

Todos esses ingredientes devem ser servidos às crianças em 5 a 6 refeições, o mais fracionado possível, de 3 em 3 horas. “Se eles se alimentarem corretamente, sem excessos, o metabolismo vai funcionar direito. Por isso é que devem ter regras, ter horários certos para que sejam realizadas a alimentação”, declara o nutricionista ao acrescentar que os pratos devem ser variados.

“Os pais têm que atentar para o sabor e apresentação dos pratos. Tem que ser o mais variado possível. Além disso, eles devem ser chamativos, coloridos. Na dieta das crianças é necessário incluir vários nutrientes e sabores diferentes”, completa.

Cuidados na hora do lanche

Na escola, o lanche da criança tem que ser a extensão do hábito alimentar que ela tem casa. “A gente parte do princípio que ela tem um hábito saudável dentro de casa”, afirma o nutricionista Diego Damasceno. É preferível que os pais optem por alimentos mais nutritivos e de fácil digestão. Frutas, sucos de fruta, bolos, barras de cereal, iogurtes, para a criança já ir se acostumando. O nutricionista ressalta que o consumo desses alimento de fácil digestão vão auxiliar na vida escolar.

“Se ela costuma comer algo mais gorduroso o rendimento dela pode cair depois dos intervalos, nas aulas posteriores”, coloca. O lanche das crianças tem que ser preferencialmente preparado em casa. O acesso a esses alimentos fica mais facil. Os lanches servidos nas lanchonetes das escolas são gordurosos, então é preferível que os pais preparem o lanche dos filhos.

“Os pais podem fazer mix de frutas (maçã, morango, uva, kiwi, etc) picadas, que fica atrativo para as crianças, podem colocar pães, bolos mais saudáveis, como o de laranja e cenoura, bolo integral, podem rechear pães com geleias, dentre outras opções”, sugere o nutricionista ao frisar que os pais não podem colocar na lancheira nenhum alimento que precise de refrigeração, como os queijos. “Na lancheira não há uma temperatura adequada e o alimento pode estragar”, completa.

Isabela e Yanni, que comiam muitas frituras, tomavam muito achocolatado, dentre outros produtos industrializados, tiveram que adotar um novo cardápio. “Troquei o refrigerante e o achocolatado por fruta e suco natural. Mudei o biscoito recheado pelo o de água e sal e cortei tudo que lhes fazia mal”, comenta a mãe.

Com 15 dias com novo cardápio as irmãs estão melhorando e começando a aceitar. “A Yanni segue à risca, mas a Isabela ainda tenta fugir”, declara a mãe que vai continuar o tratamento das duas e depois dar o retorno ao médico.(A.D.)

O perigo dos produtos industrializados

Refrigerantes, biscoitos ou outros produtos industrializados fazem mal, especialmente às crianças. Por questões de praticidade, custo e armazenamento, é mais fácil encontrar produtos industrializados, que têm prazo de validade maior - mas causam mais danos à saúde que os alimentos in natura.

Esses alimentos também são servidos nas cantinas e são altamente gordurosos, industrializados e processados. O nutricionista Diego Damasceno alerta para o consumo destes produtos com frequência: “Ele pode levar ao desenvolvimento de alguns distúrbios alimentares, como obesidade, diabetes, anemia (pela falta do ferro), e até mesmo a hipertensão arterial”.

“Os pais têm que entender que as crianças podem ser moldadas a terem uma alimentação saudável. Então, o mais importante é você colocar a criança em contato com alimentação que vai durar a vida toda”, coloca ao frisar que não vai adiantar o pai cobrar o que ele não faz.

“Você quer acostumar a criança a consumir outros alimentos, mas também se alimenta de uma forma não saudável, não vai conseguir. O comportamento alimentar das crianças é reflexo do comportamento alimentar da família. A criança está em processo de aprendizagem de tudo, por isso os pais têm que adotar uma alimentação que determinem o padrão alimentar da criança”, acrescenta o nutricionista. (A.D.)






Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES